quarta-feira, 13 de julho de 2016

Deputada faz mobilização em alusão aos 26 anos do ESTATUTO DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE






(Por Marilena Freitas, blog “Roraima em Foco”)



( Deputada Angela Águida Portella – Foto: Charles Wellington)





O Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA) completará nesta quarta-feira, 13, 26 anos de criação. Em alusão à data, a deputada Angela Águida Portella (PSC) vai promover neste dia, uma mobilização, a partir das 7h, no sinal de trânsito em frente à Igreja Catedral de Boa Vista.



A finalidade é reunir organismos governamentais e não governamentais para distribuir panfletos explicativos sobre o papel do ECA na sociedade, incentivando a população a conhecer o que diz a legislação voltada para crianças e adolescentes, e exigir sua aplicabilidade por parte dos pais e das autoridades constituídas.



Para a parlamentar, essa mobilização é importante para que todos se unam em torno da defesa dos direitos das crianças e dos adolescentes. “Estaremos em frente à Catedral fazendo uma mobilização sobre os 26 anos do ECA, um instrumento de garantia dos direitos da criança e do adolescente. O Estatuto veio para nortear a questão do menor infrator em conflito com a lei, pois ele regulamenta e diz que ele (adolescente infrator) é sim responsável por seus atos e que vai pagar por esses atos”, explicou Angela.



No entendimento dela, o ECA ainda é mal visto pela sociedade por falta de informação. “A sociedade acha que o menor em conflito com a lei está isento da lei, e não está isento. Temos que conhecer o ECA e lutar pelo fortalecimento dos conselhos tutelares, que são os anjos guardiões do Estatuto”, reforçou.


Foram convidados a participar dessa mobilização a rede de proteção à criança e ao adolescente, os conselhos tutelares, entre outros. “Estão convidados a participar todas as pessoas que, de alguma forma, militam em função da garantia dos direitos da criança e do adolescente, para que a gente possa fazer essa ação, chamando a atenção das pessoas, mostrando que é mais importante educar e acolher do que punir. É isso que precisamos refletir, ter esse olhar de solidariedade em relação à criança e ao adolescente. Eles são cidadãos, tem direitos e deveres, e não podemos torná-los invisíveis”, ressaltou.






·        E aqui em Açailândia do Maranhão, passamos ( o “sgdca/sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes) em brancas nuvens, nada de ‘oficial’, nenhuma lembrança ao  “Dia do ECA”, ao seu 26º aniversário.


Sintoma claro da ‘decadência”, iniciada em janeiro de 2013, com o advento da cassada administração de Gleide Lima Santos, que atingiu em cheio, quase mortalmente, o “sgdca”, sobretudo aos dois principais órgãos de proteção e defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente, criados pelo ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente:


o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente/COMUCAA (criado cumprindo-se o artigo 88 do ECA) e o



Conselho Tutelar/CONTUA ( artigo 131 do ECA).


Desde a cassação de Gleide Lima Santos, coisa de um ano atrás, os DCA/Direitos da Criança e do Adolescente tentam se “recuperar” do baque, mas de direito e de fato, falta muito, principalmente por parte do COMUCAA.

Regrediram (desapareceram...) ações de prevenção e combate ao trabalho infantil, as medidas socioeducativas para adolescentes em conflito com a lei (de acordo como SINASE) nem têm efetividade alguma- como mostram os crescentes e assustadores índices de aumento das infrações e envolvimento de adolescentes e jovens na criminalidade e na violência- , enfraqueceu o enfrentamento á violência sexual contra Crianças e Adolescentes, a formação continuada para operadores(as) do “sgdca/sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes – rede de atendimento” parou desde final de 2012, etc., etc.

Do jeito que vai – e está- Açailândia corre o sério risco de “perder” a Edição 2013-2016 do Selo UNICEF Município Aprovado Amazônia, título conquistado na edição 2-009-2012.

Et., etc., etc..

  
(Eduardo Hirata)



*********************************************************************