(Do Portal da ANDI/Agência de Notícias dos Direitos da
Infância, 18/11/2014)
“Com a tecnologia,
surgem novas formas de ensinar e aprender, mas a escola, o professor e os pais
devem estar preparados e cada um tem um papel importante”, assinala Marisete
Bolzani, diretora de educação infantil da International School of Curitiba (ISC),
em artigo publicado nesta segunda-feira (17) no jornal Gazeta do Povo (PR).
De acordo com a autora, as novas tecnologias
são ferramentas riquíssimas de ensino e aprendizagem, se usadas de maneira
correta.
Entretanto, o aparelho
eletrônico não substitui o professor, nem o esforço do aluno. “O papel da
escola é o de fornecer os aparatos tecnológicos, enquanto os professores devem
utilizá-los de maneira eficaz no ensino. E cabe aos pais, em casa, controlar o
uso excessivo, evitando, por exemplo, a troca de atividades físicas – tão
importantes no desenvolvimento da criança – pela distração no celular”, afirma.
Bolzani aponta a rapidez em acessar a
informação desejada, a riqueza de cores e movimentos e a interatividade como
pontos positivos da tecnologia a favor da educação.
Segundo a diretora, a tecnologia é uma grande
aliada no processo educativo, como complemento do material didático e
ferramenta pedagógica. “As novidades tecnológicas devem conviver ao lado de
seus ‘primos’ mais velhos, o lápis e o papel, e seu valor educativo tem de ser
visto como uma oportunidade de novas experiências para as crianças”, destaca.
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