terça-feira, 5 de janeiro de 2016

“Semana de Enfrentamento...” e Açailândia do Maranhão esquece MARIA MARTA... (Retrospectiva 2015 – 4)







·       Em nove versões anuais, a avaliação 2015 da comunidade DCA/Direitos da Criança e do Adolescente sobre a “Semana Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, foi unânime: “ a pior, sem dúvida, da História DCA açailandense”.

A “Semana de Enfrentamento...” refaz a memória da menina Aracelli Crespo – dia 18 de maio, e “reforça” os dias municipal, 19, e 20, estadual, de prevenção e combate à violência sexual.


Duas iniciativas, do MPE/Ministério Público Estadual do Maranhão, através da 4ª PJAçai, uma corrida, e outra do CONTUA/Conselho Tutelar, a “tradicional” caminhada.


O órgão articulador e mobilizador do “sgdca/sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes” e da “rede de atendimentos dos Direitos”, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, simplesmente “omitiu-se”, desculpando-se que sua instância especifica, o “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à vIolência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, está desativado (aliás, estava, a um bom ano, e ainda está, neste inicio de 2016 e final de mandato do atual COMUCAA...).

Noticiamos, em agosto,  sobre a “Semana...”, no contexto da “Lei MARIA MARTA”, outra omissão do nosso COMUCAA e do nosso “sgdca” e da “rede de atendimento”...




Açailândia do Maranhão e seu “sgdca” esquecem MARIA MARTA...



Que pena, que triste! Passa em branco (pelo terceiro ano consecutivo),  nos Direitos Humanos e sobretudo os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, o “Dia MARIA MARTA”, instituído pela Lei Municipal n.º 273/2007, em memória e como símbolo de combate à violência (todas as violências) contra a Criança e o Adolescente no município.

O “Dia MARIA MARTA” é (seria) hoje, 26/08, conforme a mencionada Lei Municipal.

A omissão de nosso “sgdca/sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes” e da nossa “rede de atendimento de direitos” comprova o quadro complicado, precário, que vivemos na área, sem dúvidas conseqüências funestas da hecatombe da sinistra “administração de excelência da ex-prefeita, cassada pela Câmara Municipal”, Gleide Lima Santos, e que afeta profundamente o funcionamento do “sgdca” e da “rede de atendimento”, sobretudo os conselhos (COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, pontas-de-lança do sistema), bem como os serviços socioassistenciais.

A “Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” em maio passado, foi pífia e medíocre, na avaliação popular; o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016” já nem se fala mais; não há nenhum movimento contra a redução da maioridade penal, pauta nacional do “sgdca”  brasileiro, ou contra o trabalho infantil; desde janeiro de 2013, exceto 20 – vinte horas- @s candidat@s ao CONTUA, não houve formação para agentes e profissionais do sistema como um todo, etc., etc...

Em tempo, reproduzimos matéria do blog do Vereador “Canela”, de 2007, sobre o assunto...

Esquecemos de MARIA MARTA, enfraquecemos nosso combate!

Que ela, que está no paraíso, nos perdoe!



*********************************************************************