quinta-feira, 14 de janeiro de 2016

SEMAS e CONSELHOS MUNICIPAIS DA POLÍTICA DE ASSISTÊNCIA SOCIAL E DIREITOS HUMANOS de Açailândia-MA se reúnem em evento histórico.

Evento histórico na manhã de 13/0-1/2016: a Secretária Municipal de Assistência Social de Açailândia-MA, Maria de Fátima Camelo Solva, reuniu,  os Conselhos (seis) da política municipal de Assistência Social: Direitos da Criança e Adolescente/COMUCAA, Tutelar/CONTUA, Assistência Social/CMAS, Direitos da Pessoa com Deficiência/COMDIPE, Direitos do  Idoso/CMDIA e Direitos da  Mulher/COMDIM.

Anunciou a criação de uma Coordenação Administrativa dos Conselhos, apresentando o Coordenador, José Alves Bezerra, ex-conselheiro tutelar, na intenção de agilizar e reforçar  os vínculos entre os Conselhos e a SEMAS.

E tratou-se de várias questões, como procedimentos administrativos, de formação continuada, dos planos de ação para 2016 e dos relatórios de atividades e atuação 2015, dos relatórios dos(as) delegados municipais às Conferências Estaduais e Nacionais de 2015; da articulação e mobilização dos Conselhos, de seus papeis e atribuições.

Parriciparam diretorias e secretarias executivas dos Conselhos, com a ausência do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


Uma das primeiras providências a serem tomadas, será a “recomposição dos Conselhos”, pois boa parte deles “estão com” representantes, tanto governamentais como civis, ausentes.

Outra será a busca de um calendário anual integrado, com atos e eventos que “não coincidam” quanto a data e horários.

Para “formação continuada de conselheiros(as)”, a proposta é a de um dia inteiro por mês, com uma parte comum a todos os seis Conselhos, e outra especifica a cada um.

A reunião aconteceu na “Casa dos Conselhos” (COMDIPE, CMDIA, COMDIM), na Avenida Bernardo Sayão, pertiho da Praça da Biblía.

Parabens à Secretária Fátima Camelo, e aos Conselhos presentes e participantes, eu assumiram o compromisso de buscarem, com todo empenho, a melhoria da qualidade e eficácia da politica municipal de assistência social, de maneira integrada, conjunta, como tem de ser.

************************************************************