sábado, 20 de junho de 2015

PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR DE AÇAILÂNDIA-MA/CONTUA 2016-2020




Sábado, 20/06/2015, primeiro dia da “Capacitação” a@s Pré-Candidat@s ao CONTUA. Auditório da Secretaria Municipal de Educação, Rua Fortaleza, Centro.

O imperatrizenseAriston Xavier França, veterano militante dos DCA/Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, iniciou seu trabalho capacitador/facilitador às 0840 hortas (a previsão regulamentar do início era para as 0800 horas, indo até as 1800 horas)) após abertura pla Conselheira Presidenta da Comissão Especial do Processo de Escolha, Maria Cristina Conceição Silva., e Cicera Maria Sousa, representante da SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social.

Vinte e cinco pré-candidatos presentes, sendo que uma chegou depois das 0900 horas. Duas pré-candidatas não compareceram, uma justificou por escrito antecipadamente, por motivos religiosos.

Participa ainda a Conselheira do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, órgão condutor do processo de escolha, Gele Maria, membro da Comissão Especial.

No entanto, a justificativa deverá ser analisada pela Comissão Especial. Ao inscrever-se, a pré-candidata assinou que tinha pleno conhecimento e concordava com o regulamento do processo de escolha (Edital COMUCAA n.º 02/2015 e Resolução COMUCAA n.º 07/2015).

E este regulamento definiu a Capacitação para dois sábados, 20 e 27/06, com carga horária de 16-dezesseis horas, , e 100% de freqüência.

No processo de escolha anterior – 2013 -, uma pré-candidata na mesma situação religiosa, foi excluída, mas no caso era legítima para justficar e continuar, pois se inscrevera conforme regulamento e cronograma que depois foi alterado, passando a Capacitação de quintas e sextas , para sábados e domingos.

O processo de escolha tem uma renúncia, por motivos de saúde familiar, e aparentemente uma desistência, de pré-candidato que não participou da anterior (Entrevista Técnica|).


A Capacitação continua neste domingo, 21/06, no mesmo local e horário. Foi adiado de 27/06, com a concordância d@s pré-candidat@s.