segunda-feira, 29 de junho de 2015

PROCESSO DE ESCOLHA DO CONSELHO TUTELAR DE AÇAILÂNDIA/CONTUA 2016-2020 CORRE RISCOS POR FALHAS E TRANSGRESSÕES DA COMISSÃO ESPECIAL







No dia 04 de outubro próximo, o eleitorado açailandense, através de seu voto facultativo, direto e secreto, escolherá cinco Conselheir@s Tutelares titulares e outros cinco suplentes.



 @S escolhid@s tomarão posse e iniciarão seus trabalhos em favor dos Direitos de Crianças e Adolescentes, e pelo zelo ao ECA/Estatuto da Criança e Adolescente (lei federal n.º 8.069/90), no dia 10 de janeiro de 2016.


 O processo de escolha, regulamentado, organizado e conduzido pelo COMUCAA, através da Resolução n.º 07/2015 e Edital COMUCAA n.º 02/2015, já teve vencida a primeira etapa, i a das Inscrições, e está em vias de concluir outras duas etapas, as da “Entrevista Técnica  da Capacitação d@s Pré-Candidat@s”.



A  Entrevista Técnica realizou-se dias 16 e 17 de junho, mas uma publicação extra-oficial no “faceboolk” pessoal da Conselheira Presidenta da Comissão Especial, Maria Cristina Conceição Silva, sem qualquer decisão colegiada  quanto ao seu resultado causa estranheza e protestos, além de desrespeito ao regulamento do processo de escolha, e quanto aos resultados da Capacitação, o prazo é dia 1º de julho (artigo 14 da Resolução COMUCAA n.º 07/2015), de acordo com o regulamento do processo de escolha, quando então o COMUCAA deverá publicar a relação nominal d@s convocad@s para a etapa da “Campanha e Propaganda Eleitoral” que acontece entre dias 03 de agosto e 03 de outubro (artigo 19, Resolução COMUCAA n.º 07/2015).



 No entanto, outras questões, indicando algumas falhas graves da Comissão Especial do Processo de Escolha, não respeitando prazos e procedimentos regulamentares, preocupam, colocando em risco o próprio andamento de todo processo de escolha.


 De certa maneira, pode-se dizer que, sobretudo de 2007 para cá, com três processos de escolha com voto direto do eleitorado, este de 2015 está sendo o mais “complicado”.



*********************************************************************