sexta-feira, 19 de junho de 2015

• SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: AÇAILÂNDIA CONTINUA OU NÃO CONCORRENDO AO SELO?






Açailândia foi certificada (meio na marra, mas foi...) com o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia, no final de 2012.

E aderiu à edição 2013-2016 do Selo Unicef no final de 2013, com as assinaturas da prefeita afastada Gleide Lima Santos e da então Conselheira Presidenta do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanize Mota Compasso Araújo (hoje Conselheira Tesoureira).

 A prefeita afastada indicou o apostolo Osvaldo Cruz Costa como “Articulador” dp Selo, mas o programa do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância ficou praticamente paralisado por quase um ano.

 Uma semana antes do afastamento de Gleide Santos, após várias reclamações do COMUCAA, ela indicou Maria Cristina Conceição Silva, coordenadora da APAE e também Conselheira Secretária do COMUCAA (e ainda Conselheira Presidenta da Comissão Especial do Processo de Escolha do Conselho Tutelar 2016-2020...), como nova “Articuladora”.

 Como tal, participou de um encontro de Articuladores(as) em São Luís, no dia 25 de maio. Na assembléia do COMUCAA deste mês de junho, dia 11, repassou que apesar de tudo, Açailândia “está firme e forte” no Selo, e em segundo lugar no ranking maranhense, só perdendo para Imperatriz.

 Tudo bem, o que não se entende nem se justifica é que a mais de um ano, a “sociedade civil”, que deveria estar representada no “Comitê Intersetorial” e no “NUCA/Núcleo de Crianças e Adolescentes”, tenha ficado totalmente “de fora”, contrariando tudo que  orienta,  recomenda e regula  o “Guia do Selo UNICEF”. E sem atividade alguma...

 Alegou a Articuladora Maria Cristina Conceição Silva ,que aguarda confirmação ou não da nova administração municipal, para então “reconstituir” o Comitê, e que em São Luís foi dito que importante mesmo (as demais, secumndárias?)  são as participações das Secretarias de Assistência Social, Educação e Saúde...

“- Ah, então ‘tá certo!”

*****************************************************