sábado, 27 de junho de 2015

COMUCAA REALIZOU SUA “7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE”





Mesmo com o “imbróglio” político-administrativo que sofre o município de Açailândia, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, realizou a contento a “7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, nos dias 25 e 26 próximos passados, na Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Foram cerca de 180 – cento e oitenta- participantes, entre representantes Adolescentes, conselheir@s municipais dos direitos e tutelares, pré-candidat@s ao Conselho Tutelar 2016-2020, campesin@s, lideranças comunitárias, classistas e sindicais; estudantes universitários, profissionais da assistência social, educação e saúde.

O tema da “7ª Conferência Municipal” é o mesmo de todo ciclo da “10ª Conferência Nacional”, que culmina em dezembro, em Brasília: “Política e Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Diireitos”, sendo ministrado pelo conferencista magno, o Promotor de Justiça Márcio Tadeu Silva Marques, Coordenador do CAOP-IJ/Centro de Apoio Operacional Infância  Juventude, da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão, na noite de abertura da Conferência, 25/06.

Na sexta-feira, 26/06, após a leitura e aprovação do RI/Regimento Interno da Conferência. Foi apresentado um painel, sobre avanços e retrocessos na política municipal de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, pelas assistentes sociais Geriane Sousa e Indiacy Monteiro.

@s conferencistas a seguir partiram para os trabalhos em grupo, nos cinco eixos de estudos, debates e proposições propostos pela Conferência (Promoção dos Direitos, Proteção e Defesa do Direitos, Protoganismo Infanto-Juvenil, Controle Social e Participação Popular, Gestão Pública).

Após o almoço, os grupos apresentaram em plenária suas propostas, sendo que as aprovadas serão levadas à “10ª Conferência Estadual”, prevista para agosto, em São Luís.
Entre as propostas aprovadas, a consolidação dos planos municipais da política de atendimento dos direitos da criança e do adolescente, e a criação pelo COMUCAA de uma comissão de elaboração do Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

A representação adolescente teve aprovada a proposta para implantação, fortalecimento e apoio aos Grêmios estudantis.

A questão orçamentária levantou várias propostas, revelando a preocupação da sociedade açailandense com o destino e uso dos recursos públicos, que de acordo com a Constituição da República (artigo 227) e o Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 4º), tem primazia e destinação privilegiada.

A formação (capacitação) continuada não só de conselheir@s municipais e tutelares, mas também d@s profissionais públicos e comunitários que atendem diretamente os direitos , foi enfatizada.

Propos-se  a criação do cargo público e função de “Orientador /a Social”.    

Encerrada a plenária, @s conferencistas escolheram, por segmento de representação, @s Delegad@s à “10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão”, prevista para agosto, em nosso capital.

Presidiu a “7ª Conferência Municipal” o Conselheiro  do COMUCAA Francisco Pereira Lima (Associação de Moradores da Vila São Francisco e Jardim América). O Conselheiro Presidente do COMUCAA, Manoel Messias (ASCOSVI/Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar), abriu e encerrou a Conferência, que foi coordenada pela Conselheira Tutelar Lucinete Freitas de Aguiar e pelo Instituto Talentos, de Imperatriz.

Em próximas postagens e matérias, mais sobre a “7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA”.

(Fotos de José Alves Bezerra:

 o Promotor de Justiça Márcio Thadeu Silva Marques.

 Mesa de abertura, com a Adolescente Maria  Eduarda, Secretária Executiva da Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia; o Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Vagner Mesquita Mendes; Maria Enói Brito, representando o poder público municipal – no complicado dia de perturbação políticaadministrativa-; a Promotora de Justiça Samira Mêrces dos Santos; o Conselheiro Tutelar Coordenador, Antonio Silvestre Marques de Sousa; o Conselheiro do COMUCAA, Presidente da Conferência, Francisco Pereira Lima, e o Irmão Antonio Soffientini, representando a sociedade civil.

Momento da Conferência.)


************************************************