quinta-feira, 3 de março de 2016

PLANO DE AÇÃO DO COMUCAA E DE APLICAÇÃO DO FIA 2016: pela quarta vez, Reunião da Comissão Permanente do Orçamento e Fundo do COMUCAA não acontece e se remarca para o próximo dia 10 de março











Mais uma vez – pela quarta vez após a posse (20 de janeiro de 2016), do “novo” COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos dos Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., frustou-se a reunião da “Comissão Permanente do Orçamento e do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência”.

A esta “Comissão” compete elaborar parecer sobre o “Plano de Ação do COMUCAA e de Aplicação dos Recursos do FIA”, a ser aprovado pelo plenário do Conselho, para então ser executado pelo”sgdca/sistema de garanti de direitos de Crianças e Adolescentes”.

O “Plano de Ação do COMUCAA” deve definir as prioridades de ações do COMUCAA, como principal  órgão garantidor dos Direitos da Criança e do Adolescente no município, ao qual cabe articular, mobilizar, planejar, mobilizar, fiscalizar e avaliar as ações públicas-governamentais no atendimento dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes.

Já o “Plano de Aplicação do FIA 2016” deverá detalhar a aplicação dos recursos do FIA, orçados em R$600.000,00 pela LOA/lei Orçamentária Anual do Município de Açailândia-MA., para 2016 (Lei n.º 449/2015).

A reunião não aconteceu pela falta de dois membros da Comissão, representantes da Secretaria de Administração, Nilo Pereira Martins e Francisca Taveira de Jesus. Compareceram as Conselheiras Gele Maria de Sousa Santos, Presidenta da Comissão e representante da Associação de Esportes Coração da Vila, e a Conselheira Ivanize Mota Compasso Araújo, que representa a APAE. Presentes ainda a conselheira secretária do COMUCAA, Antonia Almeida de Sousa (Sexretaria de Desporto e Juventude) as conselheiras tutelares Lusiane Araújo e Edna Maria Alves dos Santos, o Coordenador de Relações Institucionais e Políticas da ACECTMA/Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, Raimundo Rodrigues, e este que vos escreve, pelo Fórum DCA/Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA.

O horário previsto da reunião foi o das 10:00 horas, e as 10:25, não havendo o quórum minmo (03 membros votantes)  conselheira presidenta da Comissão, Gele Maria, em segunda chamada, declarou cancelada a reunião, remarcando-a para o próximo dia 10 de março, mesmo horário e local (sede do COMUCAA- Rua Marly Sarney, n.º 1.112, centro).

A próxima assembléia do COMUCAA, que deverá apreciar e aprovar os “Planos de Ação do COMUCAA e de Aplicação do FIA”, conforme o calendário oficial do Conselho, deverá acontecer na manhã do dia 18 de março.


*********************************************************************************