sexta-feira, 11 de março de 2016

POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE ALCOOL E DROGAS: REATIVAÇÃO DO “CONSELHO MUNICIPAL/COMPAD” É COBRADA COM URGÊNCIA




POLÍTICAS PÚBLICAS SOBRE ALCOOL E DROGAS: REATIVAÇÃO DO “CONSELHO MUNICIPAL/COMPAD” É COBRADA COM URGÊNCIA


Parte (boa parte...) de Açailândia do Maranhão agora de verdade com vontade de encarar a “problemática das drogas”.

Ontem, 08/03, pela manhã, na Secretaria de Saúde, representantes do “movimento antidrogas” reuniram-se com o Paulo, na ausência da Secretária de Saúde, em viagem a São Luis.

Dovale, Pepita, Silverinha (Pastorais Carcerária e da Sobriedade, da Igreja Católica Apostólica Romana); Leide Chaves (Associação Comuntária Bom Samaritano), Pastor Salvador, “cobram”, entre outros itens, a “reativação com pleno funcionamento” do COMPAD/Conselho Municipal de Políticas Públicas sobre Alccol e Drogas.

Mas não é o bastante para o “pontapé de reinício do jogo”: é preciso de imedfiato articular, mobilizador, integrar o “sistema” para uma politica de atendimento mais eficaz e com resolutividade.

Não se pode continuar “achando” que a realidade das drogas em Açailândia é situação para ser enfrentada pela polícia, pela segurança pública, pela justiça, mas encará-la séria e competentemente como situação de saúde, assistência social e educação.

A grande verdade - e ela incomoda – é que realmente não existe um “plano”, algo planejado, organizado pelo “poder público” ou “sociedade civil organizada”, para encarar, preventiva e “curativamente”, a questão das drogas.

Tod@s dizem que fazem sua parte, mas a realidade aqui está, atingindo em cheio as famílias, as comunidades, o município como um todo, refletida nos índices beirando o absurdo, de ameaças e violações de direitos, e do avassalador crescimento doquadro da violência e as insegurança. E “drogas” tem tudo a ver, componente obrigatório deste receituário macabro.
Na tarde do dia 10/03, 1400 hotas, no auditório do SINTRASEMA, o Ministério Público do Maranhão promove seminário sobre “drogas”.

E no dia 21/03, o “movimento antidrogas” confirma  nova reunião, ampliada, tipo “audiência pública”, para avaliar e analisar a situação, e debater o que se fazer, pois do jeito que está, não pode ficar...