quarta-feira, 26 de agosto de 2015

Açailândia do Maranhão e seu “sgdca” esquecem MARIA MARTA...





Açailândia do Maranhão e seu “sgdca” esquecem MARIA MARTA...



Que pena, que triste! Passa em branco (pelo terceiro ano consecutivo),  nos Direitos Humanos e sobretudo os Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, o “Dia MARIA MARTA”, instituído pela Lei Municipal n.º 273/2007, em memória e como símbolo de combate à violência (todas as violências) contra a Criança e o Adolescente no município.

O “Dia MARIA MARTA” é (seria) hoje, 26/08, conforme a mencionada Lei Municipal.

A omissão de nosso “sgdca/sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes” e da nossa “rede de atendimento de direitos” comprova o quadro complicado, precário, que vivemos na área, sem dúvidas conseqüências funestas da hecatombe da sinistra “administração de excelência da ex-prefeita, cassada pela Câmara Municipal”, Gleide Lima Santos, e que afeta profundamente o funcionamento do “sgdca” e da “rede de atendimento”, sobretudo os conselhos (COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, pontas-de-lança do sistema), bem como os serviços socioassistenciais.

A “Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” em maio passado, foi pífia e medíocre, na avaliação popular; o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016” já nem se fala mais; não há nenhum movimento contra a redução da maioridade penal, pauta nacional do “sgdca”  brasileiro, ou contra o trabalho infantil; desde janeiro de 2013, exceto 20 – vinte horas- @s candidat@s ao CONTUA, não houve formação para agentes e profissionais do sistema como um todo, etc., etc...

Em tempo, reproduzimos matéria do blog do Vereador “Canela”, de 2007, sobre o assunto...

Esquecemos de MARIA MARTA, enfraquecemos nosso combate!

Que ela, que está no paraíso, nos perdoe!

 ************************************************************************************


“MARIA MARTA”: AGORA É SIMBOLO E LEI  MUNICIPAL

MARIA MARTA Silva Bezerra, a então adolescente de dezessete anos, brutalmente assassinada em 11 de agosto de 2004, completou seu natalício de 25 (vinte e cinco) anos na sexta-feira que passou, 26 de agosto. E tornou-se símbolo do município de Açailândia-MA., no combate à violência (todas as violências) contra Crianças e Adolescentes, com a aprovação pela Câmara Municipal, de projeto de lei da vereadora Maria de Fátima Camelo Silva.

 O projeto da vereadora Fátima Camelo amplia e fortalece a iniciativa do COMUCAA/ Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,que em abril,  tornara MARIA MARTA símbolo da área da promoção, proteção e defesa dos Direitos Infanto-Juvenis, na luta contra o abuso e a exploração sexual, no território açailandense.


 Na sessão da noite da sexta-feira, 26/08, estavam presentes duas vereadoras e quatro vereadores, que votaram pela aprovação da “Lei MARIA MARTA”: Fátima Camelo, a autora do projeto; Arlete Cutrim de Oliveira, Alexsandro “Bebezão” Lima,   Aloisio Silva Sousa, Márcio Aníbal e Paulo “Canarana”.