quinta-feira, 18 de fevereiro de 2016

Em São Luis acontece a “X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão



Em São Luis acontece a “X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão





Em São Luis acontece a “X Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão”, promovida pelo CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente e pela SEDIHPOP/Secretaria de Estado de Diretos Humanos e Participação Popular.

Com o tema “Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescente – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos”, delegações dos municípios, bem como convidados(as) e observadores(as), iniciaram ontem, 17/02, no Centro de Convenções da UFMA – Campus do Bacanga- os estudos e discussões sobre o tema.

Participam também representantes de Conselhos Tutelares e das instituições do chamado “sgdca/sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”, tanto governamentais como não-governamentais.

Na programação da “X Conferência...”, ontem a tarde aconteceu a conferência magna, referindo-se ao tema, e a apresentação e aprovação do RI/Regimento Interno.

Hoje, 18, a programação consta da “Mesa de Diálogo - Cenário atual da Política da Infância  da Adolescência no Maranhão: Desafios e Perspectivas” e também trabalhos em grupos, em dois eixos, para análise e definição de ´propostas.
São eles: 1 – Fortalecimento Político dos Conselhos Municipais dos Direitos; 2- Estratégias para formulação e implementação do Plano Decenal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Amanhã, dia 19, a plenária de apresentação dos dois grupos/eixos; a escolha dos(as)Delegados(as) Estaduais para a “X Conferência Nacional”, que acontecerá em abril, no Distrito Federal, e a prestação de contas dos custos da realização da “X Conferência Estadual” e informes e orientações sobre a participação da Delegação maranhense à “X Conferência Nacional”.

Açailândia participa da “X Conferência Estadual”, conforme a conselheira municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanize Mota Compasso Araújo, com uma delegação de nove membros, sendo uma Adolescente, um Adolescente, representantes dos Conselhos Municipal (COMUCAA) e Tutelar (CONTUA), das secretarias municipais da Assistência Social, Educação e Saude, e da sociedade civil organizada (Fórum DCA Açailândia), e que foi escolhida em maio de 2015, por ocasi]ao da “7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”.

***



Adendo: nas fotos, da Conselheira do COMUCAA, Gele Maria Santos (Associação de Esportes Coração da Vila), a delegação de Açailândia, completa, inclusive a adolescente Maria Eduarda e o o adolescente Cnselheiro Moises da Cruz.

Açailândia certamente é um dos poucos municípios com uma delegação completa, conforme representações acima mencionadas.

Parabens ao “sgdca” açailandense e à SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, que providenciou os recursos para a participação  na “X Conferência Estadul”.




************************************************************