segunda-feira, 27 de fevereiro de 2017

ESCOLINHAS DE FUTEBOL INICIAM PREPARATIVOS PARA AS ATIVIDADES 2017 E A PREOCUPAÇÃO É COM A EFETIVAÇÃO DE RECURSOS E APOIOS







O presidente da AEFA/Associação das Escolinhas de Futebol de Açailândia, Carlos Augusto Figueiredo, que por ora também acumula o cargo de presidente da LEA/Liga Esportiva de Açailândia, para o qual foi eleito recentemente, nos informa que os preparativos para a temporada 2017 estão sendo intensificados, faltando algumas definições quanto à quantidade de escolinhas (este ano serão as sub 09, 11, 13, 15 e 17) e por categoria.



Conforme Carlos Augusto, a escolinha Coração da Vila na praticamente não teve recesso em suas atividades, e elegeu novo presidente, o Ismael Martins da Silva, aliás, um dos pioneiros do futebol de base em nosso município. A escolinha Pé do Atleta, que treina no ‘campo da APIL’, também já iniciou suas inscrições e treinamentos. A escolinha Ferroviário/Bom de Escola Bom de Bola, iniciará atividades em março. Não se tem ainda confirmações das escolinhas Bola de Ouro e Cruzeirinho, do Piquiá. Uma nova escolinha inicia, tendo como sede o campo society da Sunil, na Vila Maranhão, sendo dirigida por Valber, ex-jogador. E expecativa quanto à escolinha BEC.



 Para Carlos Augusto, muitas preocupações, entre elas a busca de recursos e apoios para o cumprimento do calendário 2017, e a situação dos campos de treinamento e de jogos.



Quanto aos recursos, Carlos Augusto espera que o FIA/Fundo Municipal para Infância e Adolescência, deliberado pelo Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, continue no apoio financeiro. Em 2016, o FIA apoiou três escolinhas, mas desde sempre o fundo tem apoiado anualmente  escolinhas.



 No orçamento municipal de 2017, Lei n.º 484, de 14/12q/2016,  que a Câmara Municipal aprovou e o prefeito Juscelino Oliveira sancionou, esta registrada uma dotação de R$ 100.000,00 – cem mil reais – ao futebol de base. O que o presidente da AEFA e as escolinhas ‘correrão atrás’ também desse recurso, o que garantirá uma qualidade melhor de educação esportiva proporcionada a praticamente um milhar de crianças e adolescentes.



Conforme ainda o Presidente da AEFA, o primeiro evento acontecerá com a categoria sub 09, já para o mês de março.


(Na foto, da AEFA, os representantes do Ferroviário, Neto; Coração da Vila, Ismael; BE; Pé do Atleta, Albecy; Vila Maranhão, Valber, e o Presidente da AEFA, Carlos Augusto)



*******************************************************************************************