segunda-feira, 28 de julho de 2014

LUTA E INTERVENÇÃO DO MINISTÉRIO PÚBLICO ESTADUAL RESULTAM EM MELHORIAS NA ESTRUTURA DE FUNCIONAMENTO DO CONSELHO TUTELAR DE AÇAILÂNDIA-MA










(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán)


(Foto COMUCAA: Promotor de Justiça Gleudson Malheiros Guimarães em evento sobre o ECA., promovido peelo CONTUA, na Câmara Municipal, em 2013) 


O CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, pedia desde 2013 à Secretaria Municipal de Assistência Social, a qual é vinculada administrativamente, melhorias em seu prédio/sede, localizado em imóvel alugado na Rua Duque de Caxias, próximo à Praça do Pioneiro e à Secretaria Municipal de Saúde, e também em seu veículo, um automóvel Fiat Uno, já perto de completar dez anos, adquirido com recursos do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, liberados pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Na quinta-feira passada, 25, enfim a Coordenadora do CONTUA, Conselheira Tutelar Edna Maria Alves dos Santos, a representação do COMUCAA,  Conselheira Tesoureira Ivanize Mota Compasso Araújo,  e Assessor Raimundo Rodrigues da Silva e a Secretária Municipal de Assistência Social, Gilzete (Zetinha) Alves Sampaio Guimarães apresentaram à comunidade DCA( dos Direitos da Criança  e do Adolescente) e à imprensa, as melhorias efetuadas no prédio do Conselho Tutelar, bem como anunciaram a “reforma”  do veículo, ressaltando o compromisso e atuação da SEMAS e da prefeitura, caracterizando que teria sido uma “ação espontânea do executivo municipal, após pedidos do CONTUA”,  para o melhor funcionamento do órgão diretamente zelador dos Direitos de Crianças e Adolescentes açailandenses, e suas famílias,  em situações de ameaças e violações.

Na ocasião, apresentou-se também os móveis e equipamentos novíssimos, frutos de doação do Ministério Público Federal do Trabalho/MPT, através de um TAC/Termo de Ajuste de Conduta firmado com uma empresa,  e não foi bem esclarecido o papel do Ministério Público Estadual do Maranhão/MPE,  processo de “melhorias no prédio e conserto do veículo” do CONTUA.

A bem da verdade, o papel do Ministério Público Estadual do Maranhão, através da 4ª PJA/Promotoria de Justiça de Açailândia, que tem como titular o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude Dr. Gleudson Malheiros Guimarães, foi decisivo na obtenção dessas melhorias.

O CONTUA há muito tempo pedia a SEMAS essas melhorias. Sem ser atendido, o Conselho representou à 4ª PJA, e o Promotor de Justiça  Gleudson Malheiros Guimarães instaurou procedimento investigativo sobre as condições de funcionamento do CONTUA. Foram realizadas inspeções no imóvel sede do Conselho, bastante deteriorado, insalubre,   e na oficina da prefeitura, onde o veículo FIAT Uno estava abandonado, sem várias peças, entre outras muitas irregularidades.

Na sede do CONTUA, por exemplo, os equipamentos e móveis doados já a alguns meses pelo MPT ainda estavam em suas embalagens originais, devido a precariedade e  inadequação do sistema elétrico e  tomadas.

Diante do horrível quadro constatado, o Promotor de Justiça Gleudson Malheiros Guimarães expediu Recomendação, no dia 12 de junho,  dirigida a SEMAS, Secretaria Municipal de Administração e à prefeita Gleide Lima Santos, com cópias das inspeções realizadas, e recomendando providências para sanar todas as irregularidades, no prazo de 30-trinta- dias. Ao final do prazo, no entanto, a Secretaria de Administração solicitou mais 20-vinte- dias, em razão dos feriados da copa do mundo de futebol, o que foi concedido pelo Promotor de Justiça.

Temos aí, portanto, o que foi a intervenção e a luta da 4ª PJA/MPE, a partir da representação do CONTUA, desde 2013, um ano e mais, pois,  para que a SEMAS e a prefeitura, efetivassem as melhorias na estrutura do imóvel sede e o conserto do veículo.

*************************************************