terça-feira, 15 de setembro de 2015

CMDCA de São Francisco do Brejão-MA realiza a 5ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente







(Com base em artigo e fotos  do “Portal CF/Carlos Ferreira Notícias”, São Francisco do Brejão-MA, 15/09/2015)



 Obedecendo à orientação do CONANDA (Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente), com o tema, “Política e Plano Decenal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo o Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente”, o CMDCA /Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de São Francisco do Brejão-MA,  realizou nesta segunda feira, 14, no plenário da Câmara de Vereadores, sua V (quinta) Conferência.



Debates. atividades em grupos, avaliações,  aprovação de propostas e a eleição d@s Delegad@s que representarão São Francisco do Brejão na Conferência Estadual, marcaram esta 5ª Conferência Municipal.



Crianças, adolescentes, idos@s, pais e mães, funcionários do poder executivo e legislativo, professores(as)  e estudantess lotaram a galeria da Câmara. Com destaque para os alunos do Ensino Médio que fizeram, com a anuência da escola, da Conferência a aula de hoje.



Além da palestra magna, ministrada por Eduardo Hirata, de Açãilândia-MA, militante dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – desde os idos 90 –, a conselheira tutelar Sara Lira falou sobre a realidade do Sistema e Garantia dos Direitos da Criança e Adolescente no município. Também utilizou da palavra, o presidente da Comissão organizadora da Conferência, Udson Marcos. O qual apresentou os candidatos a conselheiros tutelares, que estavam presentes, e fez a leitura do Regimento Interno. A assistente social Veronice Carvalho conduziu as atividades dos grupos e plenário da V Conferência.




Antes da abertura oficial, compuseram a mesa o prefeito Zé Doia, o presidente da Câmara, vereador Aroldo Lira (SDD); a Patrícia, presidente do CMDCA; a Arlene Mota, secretária municipal de Assistência Social; a Cristina Figueira, presidente do Conselho Tutelar, e a adolescente Luciene Sousa, representando as crianças e adolescentes.



***************************************************************************