terça-feira, 22 de setembro de 2015

ESCOLHA D@S CONSELHEIR@S MUNICIPAIS CIVIS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AÇAILÂNDIA-MA PARA O MANDATO DEZEMBRO 2015 A DEZEMBRO 2017: COMISSÃO ESPECIAL DEFINE SOBRE A FORMAÇÃO/CAPACITAÇÃO E A ASSEMBLÉIA ESPECÍFICA DE ESCOLHA









(Desculpando-me perante @s leitores/as, mas nas idas e vindas, uma semana sem postagens)


A Comissão Especial do Processo de Escolha da Representação da Sociedade Civil ao COMCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, mandato dezembro de 2015 a dezembro de 2017, presidida pela Conselheira Zeneide Alves Leite Gonçalves (Associação Comunitária Bom Samaritano), reuniu-se na tarde da segunda-feira, 21/09, na sede do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, Rua Duque de Caxias, e definiu sobre o calendário e cronograma do referido Processo de Escolha.

(Compõe ainda a Comissão Especial o Conselheiro DCA Francisco Pereira Lima, da Associação de Moradores da Vila São Francisco e Jardim América, a Conselheira Tutelar Lucinete Freitas de Aguiar, o adolescente representante da Comissão Juvenil, Carlean da Silva dos Santos, e o representante do Fórum DCA Açailândia, este que vos escreve).

Ressaltando a necessidade e a importância da formação d@s Conselheir@s, a Comissão Especial decidiu pela realização de duas etapas formativas: no dia 24 de outubro, das 0800 às 1730 horas, no CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascar[án, Rua Bom Jesus, n.º 576, Centro, destinada a pelo menos três dirigentes/ representantes por entidade registrada no COMUCAA, e no dia 05 de dezembro, no mesmo horário, mas em local a ser definido, com atividades destinadas apenas @s Conselheir@s escolhid@s, destinando-se ainda @as Conselheir@s da parte governamental, a serem indicad@s pelo poder executivo.

A Assembléia Especifica de Escolha está prevista para dia 14 de novembro, a partir das 0830, na sede do COMUCAA, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro, e será conduzida pela Secretaria Executiva do Fórum DCA (Direitos da Criança e do Adolescente) Açailândia, que congrega as entidades não-governamentais de promoção, proteção e defesa dos DCA.

Esta Assembléia Especifica escolherá seis (06) entidades para comporem a representação titular da Sociedade Civil organizada açailandense ao COMUCAA 2015-2017, e  uma (01) entidade suplente.

Só poderão ser candidatas, as entidades que estejam regularmente registradas e atualizadas junto ao COMUCAA, funcionando a pelo menos dois anos ininterruptamente, bem como não estejam em segundo mandato consecutivo no Conselho.

Conforme o COMUCAA, todas as entidades mencionadas  nos artigos 90 e 91 do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, tem o prazo até 02 de outubro para regularizarem e atualizarem o seu registro. Os serviços e programas públicos municipais também deverão atualizar suas inscrições e regimes de atendimento.

A Comissão Especial ainda propõe ao COMUCAA que a posse do Conselho 2015=-2017 aconteça na manhã do dia 18 de dezembro, no Gabinete do Prefeito.

As deliberações da Comissão Especial passarão por homologação do plenário do COMUCAA.


**************************************************************************