quarta-feira, 23 de setembro de 2015

COMISSÃO JUVENIL DO FÓRUM DCA AÇAILÂNDIA REALIZA O “IX ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES PROTAGONISTAS” NESTE SÁBADO 26 DE SETEMBRO








A  Comissão Juvenil do Fórum DCA (dos Direitos da Criança e do Adolescente) Açailândia realizará, neste próximo sábado, 26 de setembro, tendo por local o CRAI/Centro de Referência de Assistência ao Idoso (antigo Rincão Maranhense), no Jardim Alah, a partir das 0800 horas, o “IX Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas”.


O tema de estudos e debates do “IX Encontro” será sobre “Redução da Maioridade Penal”. O tema hoje é pauta nacional, e no Congresso tramitam vários projetos de lei que visam reduzir a idade penal, que é de 18 –dezoito- anos, conforme a Constituição da República (artigo 228), o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente (artigo 104), Código Penal (artigo 27).


 Ainda segundo pesquisas nacionais, a maioria da população também é a favor da redução da maioridade penal.


 No entanto, a esmagadora maioria d@s juristas, bem como instituições religiosas, e de promoção e defesa dos Direitos Humanos, são contra essa redução. A inimputabilidade é considerada cláusula pétrea constitucional.


 A iniciativa da Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia, pretende tornar pública e ampliar/aprofundar o debate, bem como mobilizar para um movimento açailnadense contrário à redução da idade penal.


 A organização e condução do “IX Encontro de Adolescentes Protagonistas” tem á frente a Secretária Executiva da Comissão Juvenil, a adolescente Maria Eduarda. As atividades da Comissão Juvenil  são financiadas com recursos do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, deliberado pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.


 A expectativa da Comissão Juvenil é a da participação de sessenta (60) adolescentes, de todo o município, representantes de entidades filiadas ao Forum DCA Açailândia e registradas no COMUCAA, e de instituições educacionais e de serviços e programas sócio-assistenciais.


*************************************************************