terça-feira, 28 de junho de 2016

Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Açailândia-MA: GRUPO DE MONITORAMENTO reúne, discute a situação e encaminha atividades



Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Açailândia-MA:
GRUPO DE MONITORAMENTO reúne, discute a situação e encaminha atividades



O “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento da Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Açailândia-MA”, reuniu-se na manhã desta terça-feira, 28/06, entre 0900 e 1110 horas, na sede do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, órgão da Secretaria Municipal de Assistência Social/SEMAS, localizado na Avenida  Dorgival Pinheiro de Sousa, Centro.

A reunião foi conduzida pela Coordenadora do Grupo de Monitoramento, Macleide Aráujo, assistente social do CREAS, e  contou com a participação de Ronnedy Santos Carvalho, assistente da 4ª Promotoria de Justiça/4ª PJAçai; Leidilane de Sousa Nascimento, estagiária de Serviço Social na SEMAS; Angela Márcia Lima Silva, assistente social e Conselheira Presidenta do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., ao qual se vincula o “Grupo de Monitoramento”; Rosalva Elias de Macedo, representante da Secretaria Municipal de Cultura; Maria Silvania de Oliveira, do CRAM/Centro de Referência de Atendimento da Mulher; Tamires Sampaio, estagiária na SEMAS; Terezinha Braz Almeida e Benilza Oliveira Santos, Conselheiras Tutelares; Ivanete Silva Sousa, que representou o CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, e este que vos escreve (pelo Jornal do Maranhão).

Entre os assuntos tratados, relatos e comentários sobre as reuniões de “avaliação do Plano Municipal...”, no dia 20 de maio passado, que encerrou a “Semana de Enfrentamento da Violência Sexual contra e Adolescentes 2016”, e a do dia 07 de junho, na sala de reuniões das Promotorias de Justiça de Açailândia.

Em relação à “Semana Municipal de Enfrentamento...”, avaliou-se que, embora o “atropelo” do planejamento e organização à ultima hora, saiu a contento, com as atividades previstas. Discutiu-se sobre a quase desativação do “Grupo de Monitoramento nos últimos anos, o quem enfraqueceu não só a “Semana de Enfrentamento...”, mas todo “sistema de enfrentamento...”, previsto no Plano Municipal.

Sendo que nas duas  reuniões mencionadas concluiu-se pela necessidade de um melhor e mais eficiente atendimento às vitimas e famílias vítimas de violência sexual, propôs-e, pelo Promotor de Justiça da 4ª PJAçai, Dr. Gleudson Malheiros Guimarães, na reunião do dia 20/05, a efetivação do “Centro Integrado Especializado de Atendimento às Crianças e Adolescentes Vítimas de Violência Sexual”, um dos objetivos previstos no Plano Municipal, atualizado em 2013 pelo COMUCAA.

Para um encaminhamento neste sentido, bem como “acompanhamento” às ações judiciais das “CPI 2003-2004 e 2009-2010), o Grupo definiu a tarefa à 4ª PJA e ao CDVDH-CB, através do Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, José Vagner Mesquita Mendes.

O Grupo decidiu, com a Conselheira Presidenta do COMUCAA, que o Conselho lembrará o 26º aniversário do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal n.º 8.069/90, no próximo dia 13 de julho, com atividade focando o ECA, tematizando o Enfrentamento da Violência Sexual, e  contra Redução da Maioridade Penal.

Outra decisão deu-se em relação à “Lei Municipal n.º 273/2007 – a Lei Maria Marta”, que estabelece uma lembrança pública, no dia 26 de agosto. O CONTUA/ Conselho Tutelar, a Coordenadora do Grupo, com a Secretária de Assistência Social, Maria de Fátima Camelo Silva, deverão cuidar desse assunto, junto à família, para atividade pública.

O “Grupo de Monitoramento”, com destaque à 4ª PJAçai, as estagiárias da SEMAS e o COMUCAA, se comprometeram para articularem parcerias, com as secretarias municipais, sobretudo as  da assistência social, educação e saúde, bem como outro projetos e programas, como o “Selo SGD/Sistema de Garantia de Direitos” e a Comissão Juvenil do Fórum DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente Açailândia, para atividades de prevenção, principalmente junto a escolas e públicos de serviços públicos socioassistencias.

Outro tema discutido foi o do “trabalho infantil”, em virtude de sua ‘vinculação’ com a exploração sexual, com a Conselheira Presidenta do COMUCAA assumindo que estudará com a SEMAS e programas específicos, e o CONTUA, para a prevenção e o combate ao trabalho infantil.

Decidiu-se ainda que as próximas reuniões terão como local a sala de reuniões do COMUCAA, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro. A próxima reunião, dependendo de confirmação, poderá acontecer no dia 05 de julho.

A Coordenadora do Grupo de Monitoramento, Macleide Araújo, comprometeu-se a encaminhar cópias aos membro, das atas das reuniões do dia 20/05 e 07/06, bem como da atual. A Conselheira Presidente do COMUCAA, Angela Márcia Lima Silva, disse que o Conselho já baixou a devida Resolução, instituindo e oficializando o Grupo de Monitoramento.


***********************************************************************