sexta-feira, 3 de junho de 2016

Polícia mata menino de 10 anos após roubo de carro na zona sul de São Paulo( E daí, tem a ver o quê com Açailândia do Maranhão?)



O menor fugia junto com o colega de 11 anos quando foi baleado durante troca de tiros
-A +A


( Do R7.com, 03/06/2016)




Um menino de 10 anos morreu durante uma perseguição policial na rua José Ramon Urtiza, Vila Andrade, zona sul de São Paulo, na noite desta quinta-feira (2). Italo Ferreira de Jesus Siqueira e outro menor, de 11 anos, fugiam em direção à favela de Paraisópolis após roubarem um carro quando foram baleados pela polícia.

De acordo com informações do boletim de ocorrência, os dois menores pularam o mudo de um condomínio na Vila Andrade no fim da tarde de ontem e roubaram um carro. A Polícia Militar foi acionada por volta das 19h para acompanhar o veículo que trafegava de maneira suspeita.

Durante a fuga, Ítalo, que dirigia o veículo, bateu na traseira de um ônibus e disparou contra os policiais. Ainda segundo informações do boletim de ocorrência, os PMs revidaram. Ítalo caiu morto na mesma hora e o amigo foi levado ao 89º Distrito Policial.

Dentro do carro, os policiais encontraram um revólver calibre 38. O menor que sobreviveu foi liberado sob responsabilidade da mãe.

(Foto, Rede Record:o menino de 11 anos foi liberado pela Polícia e entregue à mãe)



·        Informações complementares davam conta  que o menino de 10 anos já fora “apreendido” pelo menos cinco vezes, por roubo, furto, assalto...

É uma realidade que se repete e  se repete, e a “grande mídia”, bem como a bancada parlamentar ‘b- da bíblia; b- da bala, e b- do boi’, fundamentalistas de todo naipe, pegam ‘carona’ no clamor popular e ‘exigem’ redução da idade penal, penas mais severas para Crianças e Adolescentes, e até pena de morte...

Desancam o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, que prevê a “absoluta inimputabilidade” de Crianças, pessoas até doze anos de idade incmpletos, que são então encargos dos Conselhos Tutelares, e não do sistema policial-jurisdicional.

Ignoram que o ECA, que de jeito nenhum “passa a mão na cabeça...” de Crianças e Adolescentes, e seus pais/responsáveis, exige que o Estado/governos e a sociedade “cuidem” dessas Crianças e desses(as) Adolescentes, suas famílias e comunidades, no sentido de ‘prevenir’ e de ‘combater’ violações de Direitos, e daí, por conseqüência, a criminalidade e a violência.

Realidade esta muito bem posta aqui em Açailândia do Maranhão, onde a história DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente, desde sempre, comprova a existência de dezenas e dezenas de meninos de 10, 11 anos, que foram “apreendidos, apreendidos e apreendidos”, e acabaram arrasando e arrasando-se, matando e sendo mortos, ao longo de precoce e brevíssima “carreira bandida”...

O “sistema – o sgdca/sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes”, que deveria funcionar harmoniosamente entre suas dezenas de instituições, governamentais e não-governamentais – Conselhos Municipal DCA e Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, Policias Civil e Militar,  CRAS/Centros de Referência de Assistência Social, CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, etc., etc., etc., tem sido absolutamente incompetente, ineficaz, incapaz, irresolutivo, tanto na’ prevenção’ como no’ combate’.

“Sistema’ este que não consegue se articular,não consegue se mobilizar, e assiste, de camarote, o andar da carruagem,  de dezenas e dezenas de Crianças e Adolescentes adolescentes, rumo ao seu previsível final, como os dos meninos de 10 e 11 anos, noticias em todo Brasil, deste dia 03/06/2016.


(Eduardo Hirata)

**********************************************************