sábado, 26 de abril de 2014

Atendimento Socioeducativo: CEDCA-MA promove seminário estadual









O CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, promove, nos próximos dias 07,08 e 09 de maio, o Seminário “OS NOVOS CAMINHOS PARA O ATENDIMENTO SOCIOEDUCATIVO NO ESTADO DO MARANHÃO: O PLANO DECENAL 2014 – 2023”, a realizar-se no Convento das Mercês, em São Luís.

O Maranhão (como também nosso município de Açailândia) tem até o final deste ano para elaborar e aprovar os seus Planos (Estadual e Municipal, respectivamente) de Atendimento SocioEducativvo, atendendo assim as determinações da Lei Federal n.º 12.594/2012, a chamada “lei do SINASE/Sistema Nacional de Atendimento Socioeducativo”.

Além disso, tem o Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes,que deverá incorporar o Plano do “SINASE”.

 E o momento maranhense é bem complicado, grave e preocupante: “oficialmente”, não se pode mais “internar” Adolescentes, pois as unidades de atendimento, estaduais, estão ‘interditadas” pela justiça, e “desautorizadas” pelo CEDCA-MA.

 Aqui em Açailândia, só se “atende”, e precária e ineficazmente,  Adolescentes e jovens com medidas em meio aberto, a Liberdade Assistida (LA) e a Prestação de Serviços à Comunidade (PSC).


 Nosso município deverá participar do seminário estadual, com representantes do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, CONTUA/Conselho Tutelar, CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, entre outras instituições.

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailandia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB)