quarta-feira, 30 de abril de 2014

1º DE MAIO, DIA DO TRABALHO: RESPEITAR O TRABALHADOR, A TRABALHADORA!






Domingo que passou, estive no “Plano da Serra”, bairro de Açailândia do Maranhão, encravado no Distrito Industrial do Piquiá, “símbolo do desenvolvimento proporcionado pela indústria do ferro-gusa”, vinculado ao “Grande Carajás” e à produção da multinacional Vale, uma das maiores mineradoras do mundo (“para orgulho brasileiro”...).

A mãe,  bebê de cinco meses ao colo, amamentando-o, relata dolorosa: “Edu, meu marido está desempregado, e você sabe que ele é trabalhador, não é vagabundo nem preguiçoso, mas não tem trabalho... tamos passando necessidade, não tem nem com que cozinhar, o que cozinhar...”.

Uma situação assim não é uma ameaça a estabilidade de uma família, uma violação dos direitos do bebê, que tem direito a uma família estável e que lhe proporcione integralmente “criação”?

A gente engasga, se revolta, com esta indignidade, em pleno Brasil do século 21, Estado Democrático de Direito. Nação cristã, uma das maiores do mundo. E moramos em cidade apontada pela “sabetudo salvadora da pátria, revista Veja...”, como um das vinte futuras metrópoles regionais brasileiras...

E não adianta querer tapar o sol com tapume, a realidade é esta: superexploração do trabalho, precarização do trabalho, trabalho escravo, e pouco empenho do governo (nos seus três níveis: federal, estadual e municipal) em propiciar trabalho para milhares de desempregados, como o marido da mulher mencionada...

Que o  1º de Maio, “Dia do Trabalho” não seja um mero feriado (aliás, para o setor público, um “feriadão”, enforcando-se a sexta-feira...), mas oportunidade para pensarmos na dignidade da vida humana,e trabalho é dignidade humana, é direito, é justiça social, e não esmola, favor, demagogia, politiquice e politicalha!

E Trabalhadores e Trabalhadoras do mundo, uni-vos, nada tendes a perder a não ser vossos grilhões!


(Eduardo Hirata)


******************************************************************************


No Dia do Trabalhador sindicatos se mobilizam por todo o país


(Reproduzido do jornal “Brasil de Fato”, SP, 30/04/2014)


Trabalhadores se mobilizarão com o tema ‘Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas’; atos ocorrerão em 16 Estados mais o Distrito Federal



As centrais sindicais realizarão nesta quinta-feira, 1º de maio, Dia do Trabalhador, um ato unificado por todo o país. Entre as reivindicações estão a Reforma Política e a Democratização da Mídia. Este ano, os trabalhadores se mobilizarão com o tema ‘Fortalecer a Democracia e Ampliar Conquistas’. O ato ocorrerá em 16 Estados mais o Distrito Federal.

Em São Paulo, as centrais se reunirão no Vale do Anhangabaú, às 10h. Em Pernambuco, será realizado um ato público em frente ao Monumento Tortura Nunca Mais. A atividade, que tem como tema Poder Popular pela Reforma Política, está prevista para começar às 9h. Já em Minas, durante todo o dia, haverá um encontro dos movimentos sociais na Assembleia Legislativa do Estado. A reunião é aberta ao público e durará três dias.

Confira a programação do 1º de Maio nos outros Estados abaixo:

Acre

Cicliata pelo centro da cidade – contra os preços abusivos no Comércio Local, durante e após a cheia do Rio Madeira.

Horário: 8h

Local de concentração: Em frente a prefeitura  - Centro

Objetivo: informar a classe trabalhadora o papel da CUT em defesa dos direitos dos trabalhadores/as, Reforma Política, Democratização da Comunicação e Memória, verdade e Justiça.

Alagoas

Grande ato na orla marítima reunindo diversos movimentos sociais e populares e com manifestações políticas e culturais sobre as bandeiras de luta.

A concentração será às 8h30, no Posto 7, na praia de Jatiúca, Maceió, onde haverá apresentação de bumba meu boi e show da banda Rogério e Banda.

Amapá

Ato de Protesto do Sindicato dos Urbanitários do Amapá, às 8h da manhã, na Avenida Padre Júlio Maria Lombard, entre a Rua Hamilton Silva e a Professor Tostes. Também haverá paralisação em frente à Companhia de Eletricidade do Amapá - CEA.

Bahia

Em Porto Seguro, com apoio do Sindicato dos Bancários, acontece uma caminhada pelas ruas centrais da cidade com os estudantes. Também está programada uma caminhada na orla, promovida pelos trabalhadores de Hotéis em campanha salarial. Haverá ainda um ato festivo dos professores, promovido pela APLB.

Ceará

A concentração será em frente à Igreja Santa Edwirges, na avenida Leste Oeste, após a tradicional missa prevista para às 07h30 e o café da manhã solidário, que será realizado logo após a celebração na paróquia. Os carros seguirão pela Avenida Beira Mar com destino à Praia do Futuro.

Espírito Santo

Concentração a partir das 9 horas, na Praça dos Namorados, em Vitória, com saída para a Caminhada do Trabalhador e da Trabalhadora às 10 horas. A caminhada se desenvolverá pela orla até a praia de Camburi, onde acontece uma feira sindical, com exposição de lutas e produtos do movimento sindical urbano e rural, atividades políticas, recreativas e culturais.

Maranhão

A CUT-MA fará um ato conjunto com as demais centrais sindicais e o Movimentos dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST).

A Concentração será na Praça João Lisboa, às 16h. A seguir os trabalhadores fazem uma caminhada com bandeiraço da Rua Grande à Praça Deodoro. O ato público, com atividades culturais, está marcado para a Praça Deodoro, às 18h.

Pará

A mobilização começa às 9 horas, na Praça da República, centro de Belém, com ato público seguido de show. Durante a o evento, a CUT e o Fórum Nacional pela Democratização da Comunicação (FNDC) coletarão assinatura do Projeto de Lei de Inaciativa Popular por um Novo Marco Regulatório (Plip) para a comunicação.

Sergipe

O 1º de Maio será nos Arcos da Orla de Atalaia, a partir das 8h A CUT-SE levará o debate sobre o plebiscito popular para reforma política às mobilizações para que não sejam apenas os detentores do capital, bancada ruralista, grandes empresários e banqueiros que continuem decidindo os rumos do País.

Mais informações no site da CUT


************************************************************