quarta-feira, 2 de abril de 2014

”SEMANA DE COMBATE 2014 /Açailândia-MA” em risco: falta participação das instituições no planejamento e na execução






·        ”SEMANA DE COMBATE 2014 /Açailândia-MA” em risco: falta  participação das instituições no planejamento e na execução

 

Para a manhã da  terça-feira, 1º de abril, estava agenda reunião ordinária da “Comissão Organizadora da Semana de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil 2014”, gt/grupo de trabalho instituído pelo “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes de Açailândia-MA”, coordenado pela representante da Secretária de Educação, Professora Marluce Pacheco Carvalho.

A reunião ordinária aconteceria na sala de reuniões do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, que é o órgão público ao qual o Grupo de Monitoramento é vinculado, de acordo com o Plano Municipal anteriormente mencionado. E a reunião trataria de definir a programação e as atividades da “Semana...”, definindo  e distribuindo atribuições, encargos e   encaminhamentos. O período para a realização da “Semana...” já foi decidido: do dia 13 a 20 de maio próximo, incuindo-se os Dias Nacional (18), Municipal (19) e 20(Estadual.

Para a efetiva realização  da “Semana...) há muitas questões a serem decididas, a começar pelo “nome oficial da Semana”, com duas correntes: “Semana de Combate à Violência Sexual Infanto-Juvenil”, seguindo a nomenclatura da lei que instituiu o “dia  municipal”, ou “Semana de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”.

No entanto, a reunião agendada não aconteceu, com a presença apenas da coordenadora e da secretária (representante do COMUCAA)  do Grupo de Monitoramento, e do representante da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia-Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB.

Participações fundamentais, como as do CONTUA/Conselho Tutelar, e do CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, não aconteceram: o CONTUA alegou atividades mais importantes e necessárias no momento, embora composto por cinco membros. e o CREAS não deu justificativa alguma.

A coordenadora deliberou então (re)convocar para a próxima terça-feira, dia 08/04, e no mesmo local, 0830 horas,  agora para todo o “Grupo de Monitoramento”, que é constituído por cerca de vinte instituições, governamentais e não-governamentais.

A menos de um mês e meio para o início previsto da “Semana 2014”, tanto a coordenadora e secretária do Grupo de Monitoramento,  como a Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia/CDVDH-CB, manifestam preocupação, pois sem um bom planejamento, “não sairá nada de bom”.