terça-feira, 11 de junho de 2013

12 DE JUNHO: DIA NACIONAL E MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL






12 DE JUNHO: DIA NACIONAL E MUNDIAL DE COMBATE AO TRABALHO INFANTIL


(Informe da Secretaria Executiva  do Fórum DCA Açailândia, com base na Agência Matraca e no Portal da ANDI)



·         FNPETI divulgará relatório sobre o trabalho infantil no Brasil






No evento também será lançada campanha contra o trabalho infantil doméstico “Tem criança que nunca pode ser criança”.


No dia 12 de junho, às 9h da manhã, o Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil (FNPETI) e o Ministério Público do Trabalho realizarão uma coletiva de imprensa para lançar a campanha “Tem criança que nunca pode ser criança”.

 Na oportunidade será divulgado um relatório sobre o trabalho infantil doméstico no Brasil com base nos dados da PNAD/IBGE de 2008 a 2011.

O evento, realizado no Dia Mundial e Nacional contra o Trabalho Infantil, acontecerá no auditório do Ministério Público do Trabalho, em Brasília.

* No Maranhão FEPETIMA realiza Seminário

O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Maranhão – Fepetima-,  realiza, nos próximos dias 11 e 12 de junho, o Seminário de Construção do Plano Estadual de Prevenção do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, no Hotel Holiday In, em São Luís.

 “O objetivo é construir um plano de combate ao trabalho infantil, pautado na implantação e implementação de políticas públicas para o segmento infanto-juvenil, em conformidade com o Plano Nacional”, informa a secretária executiva do FEPETIMA, Lissandra Leite.

O evento conta com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Superintendência Regional do Maranhão, e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC).

Representantes de 40 municípios com os maiores índices de trabalho infantil no estado, segundo dados do IBGE, participarão do evento, além de integrantes dos demais órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Maranhão.

·         E EM AÇAILÂNDIA DO MARANHÃO, COMO SERÁ?
Não será, pelo jeito. Nada de programação “oficial”, pelo menos promovida pelo SGD/Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente.
O CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos, no entanto, no dimngo, 09, lembrou a data, promovendo o lançamento do livro da poetisa Lilia Diniz, “O Mundo de Mundim”, com a temática no trabalho infantil.
E a meninada do grupo teatral Centro da Arte, do Núcleo do CDVDH-CB também deu seu recado, num trabalho  que emocionou a todos(as) presentes, e fez alguns(mas) chorar.
O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Crianças e do Adolescente tem assembléia ordinária prevista para a manhã desta quarta-feira, 12/06, e a Secretaria Executiva do Fórum DCA sugeriu à Conselheira Presidenta Ivanize Mota Compasso Araújo que a pauta constasse de uma “avaliação” do momento, em relação ao trabalho infantil e à proteção ao trabalho de adolescente, convidando instituições diretamente envolvidas, na prevenção e no combate, como o PETI, o Projovem Adolescente, o Conselho Tutelar (que tem assento no COMUCAA, como observador).
E verificar a quantas caminha (ou não caminha) a implementação do Plano de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, bem como o cumprimento do TAC/Termo de Ajuste de Conduta, firmado com o Ministério Público do Trabalho/MPT, ambos  de 2007.
Infelizmente, nosso município,como a maioria brasileira, aceita e admira o trabalho infantil, “por razões culturais”, o que não se pode mais admitir, neste Brasil República, Estado Democrático e de Direitos.
*****************************************************