sábado, 8 de junho de 2013

Seminário discute “Plano Estadual de Combate ao Trabalho Infantil” do Maranhão





(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia,

Com base em  SILEN, da  Agência Matraca, São Luís-MA.,07/06/2013)


O Fórum Estadual de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil no Maranhão – Fepetima-,  realiza, nos próximos dias 11 e 12 de junho, o Seminário de Construção do Plano Estadual de Prevenção do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, no Hotel Holiday In, em São Luís.

 “O objetivo é construir um plano de combate ao trabalho infantil, pautado na implantação e implementação de políticas públicas para o segmento infanto-juvenil, em conformidade com o Plano Nacional”, informa a secretária executiva do FEPETIMA, Lissandra Leite.

O evento conta com apoio do Ministério do Trabalho e Emprego, através da Superintendência Regional do Maranhão, e da Secretaria de Estado dos Direitos Humanos, Assistência Social e Cidadania (SEDIHC).

Representantes de 40 municípios com os maiores índices de trabalho infantil no estado, segundo dados do IBGE, participarão do evento, além de integrantes dos demais órgãos de defesa dos direitos das crianças e adolescentes no Maranhão.

Mais informações:

Fórum Estadual de Erradicação e Prevenção do Trabalho Infantil – FEPETIMA
Contato: Lisandra Leite (Secretária executiva)
Telefone de contato: 3254-0210


Meu comentário:

Com base no “Plano Nacional”, Açailândia tem seu “Plano Municipal de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente” aprovado desde 2007, pelos Conselhos Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUCAA) e de Assistência Social (CMAS).

E o município, ainda em 2007, através de um TAC/Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta, firmado com o MPT/Ministério Público do Trabalho- 16ª Região, Imperatriz, “prometeu como sem falta para faltar como sem dúvida” prevenir e combater rigorosamente, através de inúmeras claúsulas e aditivos ao longos desses anos passados, o trabalho infantil, bem como proteger o trabalho de Adolescentes, este sim, legal...

Como tenho escrito dezenas de vezes, “isso aí (o trabalho infantil)” aqui em Açailândia é “de uma normalidade desavergonhada”, escancarada pelas ruas, calçadas, praças, avenidas, brs/entroncamento, feiras “livres”... e um tanto quanto “escondido, camuflado, nas casas de família – o trabalho infantil doméstico”.

A ineficácia na prevenção e no combate, já se vê, é patente, flagrante.
   
Pouca conversa e debate , menos ainda monitoramento e fiscalização,e  ação...

Será que Açailândia estará participando “oficialmente” deste seminário estadual, dias 11 e 12/06?

 Pois, por aqui, a rês de chão, o “sistema de garantia de direitos de crianças e adolescentes, o SGD”, que deveria ser articulado e mobilizado pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, comemorará sem dúvida o “dia dos namorados”, mas certamente não o “Dia Mundial e Nacional de Combate ao Trabalho Infantil” (justamente no dia 12...)


 (Eduardo Hirata)