sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

CONSELHEIRO TUTELAR GLEN HILTON SOARES PEREIRA PERDE A FUNÇÃO E É AFASTADO DO CONSELHO TUTELAR DE AÇAILÂNDIA-MA/CONTUA (Retrospectiva 2015 - 7)



Já se viu, já se sabe que 2015, justamente nos 25 anos do ECA, foi um ano “dificil, complicado, enrolado”, para os DCA/Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA.

Lamentável, mas a grande culpa, sem  dúvida, coube, por ação ou falta de ação,  à instituição maior do sgdca/sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes no município, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Uma dessas situações lamentáveis resultou na perda de função, expressão  mais suave mas que equivale a verdadeira “cassação de mandato”, do conselheiro tutelar GLEN HILTON SOARES PEREIRA, hoje secretário municipal de esporte e juventude.

Divulgamos a situação, conforme segue:


***


COMUCAA DECLARA PERDA DE MANDATO DE GLEN HILTON SOARES PEREIRA, VACÂNCIA NO CONSELHO TUTELAR/CONTUAE REC0MPOSIÇÃO  DO COLEGIADO NO ÓRGÃO MUNICIPAL ZELADOR DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE


Desde o final de maio, mal-comparando, o CONTUA/CONSELHO TUTELAR DE AÇAILÂNDIA era como se fosse um time de futebol jogando desfalcado, e por esse e outros motivos, fracassando no “campeonato, caindo pelas tabelas...”.


Mas o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, organizador e condutor do “campeonato”, enfim tomou “as providências cabíveis”, recompos o desfalcado time, que então poderá agora “jogar completo” melhorando sua posição no “campeonato”...


O COMUCAA, em sua assembléia mensal ordinária referente ao mês de agosto, na manhã desta quinta-feira, 27/08, na sua sede (Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro), deliberou “declarar vaga o cargo do conselheiro tutelar Glen Hilton Soares Pereira”, afastando-o do Conselho Tutelar, dando a titularidade ao suplente conselheiro suplente Carlos Augusto Figueiredo.


Explica-se: pela lei federal n.º 8.069/90 – o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, e pela lei municipal n.º 132/97, o Conselho Tutelar de Açailândia/CONTUA é órgão colegiado municipal composto por cinco membros, o que não vinha acontecendo desde meados de julho.


No início de junho, o então conselheiro tutelar Glen Hilton Soares Pereira entrou em gozo de férias, mas desde então não voltou a “trabalhar” no CONTUA, para exercer suas funções para as quais foi escolhido no primeiro semestre de 2013, para mandato até 09 janeiro de 2016.


Cumprido o período de férias, antecedido ( final de maio) por faltas “abonadas” por atestado médico,  Glen Hilton entrou com pedido de licença saúde de 120- cento e vinte- dias, e depois por licença sem remuneração, ambas ainda não oficialmente respondidas pelo município.


Concorria ainda à recondução ao CONTUA, para o mandato 10 de janeiro de 2016- 09 de janeiro de 2020, mas renciou à candidatura.


No entanto, a poucos dias Glen Hilton Soares Pereira, sem comunicado algum ao COMUCAA e ao próprio CONTUA, assumiu a pasta da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Portaria 2634/2015 GAB).


Ou seja: desde julho, o CONTUA, contrariando o ECA, funcionava com quatro (04) membros,a o invés de cinco (05), em evidente prejuízo à população e desrespeito à lei.
Ocorre ainda que os artigos 7º e 27 da lei municipal n.º 132/97, e 30 da  Resolução CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente n.º 170/2014, proíbem o acumulo de cargos e funções (sejam pública ou privada) com a de conselheiro tutelar.


Com base nesta legislação, o COMUCAA decidiu “declarar a perda do mandato de Glen Hilton Soares Pereira”, com a vacância do cargo, e efetivar o conselheiro tutelar suplente Carlos Augusto Figueiredo”.


Tal decisão constitui a Resolução COMUCAA n.º 022/2015, sendo comunicado ao e-conselheiro tutelar,  à SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, à qual se vincula administrativamente o COMUCAA, a própria Prefeitura, ao CONTUA.


Agora, o CONTUA está completo, com as conselheiras Edna Maria Alves dos Santos, Ivanessa Sousa Santos, Lucinete Freitas de Aguiar, Antonio Silvestre Marques de Sousa e Carlos Augusto Figueiredo Santana.



RESOLUÇÃO nº 022, de 27 de agosto de 2015

                 
                  
Dispõe sobre a vacância da função de membro do Conselho Tutelar decorrente de posse e exercício em outro cargo público.  

O CONSELHO MUNICIPAL DOS DIRETOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA-MA – COMUCAA, no uso de suas atribuições estabelecidas no art. 7º da Lei Municipal 132/97 e Regimento Interno e às deliberações da 291º Assembleia Ordinária, realizada no dia 27 de agosto de 2015,
                Considerando que compete ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, dar posse aos membros do Conselho Tutelar, conceder licença aos membros nos termos do respectivo Regimento Interno e declarar vago o posto por perda de mandato, nas hipóteses previstas na Lei;
Considerando o artigo 38 da Resolução 170 do CONANDA que a função de membro do Conselho Tutelar exige dedicação exclusiva, vedado o exercício concomitante de qualquer outra atividade pública ou privada;
                Considerando o artigo 27 da lei municipal 132/97, que dentre outras causas a vacância da função de membro do Conselho Tutelar decorrerá de posse e exercício em outro cargo, emprego ou função pública ou privada remunerada;
                Considerando que o conselheiro tutelar GLEN HILTON SOARES PEREIRA, assumiu o cargo de Secretario Municipal de Esporte e Juventude conforme portaria 2634/2015 – GAB,  resolve:

                  Art. 1º. Declarar perda do mandato da função de membro do Conselho Tutelar de Açailândia decorrente de posse e exercício em função pública remunerada do Conselheiro Tutelar GLEN HILTON SOARES PEREIRA.






                 Art. 2º. Declarar vacância da função de membro do Conselho Tutelar.

                  Art. 3º. Efetivar como titular o conselheiro tutelar suplente Carlos Augusto Figueiredo Santana a partir da publicação desta resolução

                Art. 5º. Esta Resolução entra em vigor na data de sua publicação

Açailândia-MA., 27 de agosto de 2015.
A Diretoria:

__________________________________
Manoel Messias Soares Silva
Conselheiro Presidente

__________________________________
Ivanize Mota Compasso de Araújo Sousa
   Conselheira Tesoureira

___________________________________
Maria Cristina da Conceição Silva
   Conselheira Secretária


**********************************************************************