quinta-feira, 28 de janeiro de 2016

COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA define Diretoria e Comissões Permanentes para a gestão 2016-2018









Na manhã desta quinta-feira, 28/01/2016, aconteceu a primeira reunião plenária após a posse dos(as) Conselheiros(as), que aconteceu no dia 20/01, na Câmara de Vereadores. Na pauta principal, a escolha da Diretoria e das Comissões Permanentes.

 Na renião, o  COMUCAA definiu sua Diretoria,  assim constituída: Presidenta – Ângela Márcia  Silva Lima (Secretaria de Assistência Social/SEMAS), Vice-Presidente – Nilo Pereira Lima (Secretaria de Economia e Administração), 1ª Tesoureira - Gele Maria de Sousa Santos (Associação de Esportes Coração da Vila), 2ª Tesoureira - Ivanize Mota Compasso Araújo ( Associaçõ de Pais e Amigos dos Excepcionais/APAE), 1ª Secretária - Antonia Almeida de Sousa (Secretaria de Desporto e Juventude), 2ª Secretária – Rosélia Albuquerque (Secretaria de Saúde).

A Comissão Permanente do FIA/Fundo da Infância e da Adolescência se compõe das Conselheiras Gele Maria de Sousa Santos, Ivanize Mota Compasso e Francisca Taveira de Jesus (Secretaria de Economia e Administração) e o Conselheiro Nilo Pereira Martins.

Na Comissão Permanente da Política de Atendimento o COMUCAA conta com as Conselheiras Conceição de Maria Sousa Pereira (Secretaria de Educação), Dayanna de Oliveira Sousa Noleto (Associação de Moradores dos Bairros Jardim de Alah e Jardim Glória) Pâmara Lima Batista (Secretaria de Desporto e Juventude) e o Conselheiro Adolescente/Protagonista Infanto-juvenil Moisés da Cruz Oliveira.

E a Comissão Permanente de Registro e Normas terá as Conselheiras Antonia Almeida de Sousa, Ana Lúcia Novais (Secretaria de Saúde) e os Conselheiros José Rafael da Cruz Sousa (Associação de Moradores dos Bairros Jardim de Alah e Jardim Glória) e Manoel Messias Soares Silva (Associação Esportiva Bola de Ouro).

Por proposição do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, representado pela Conselheira Tutelar Edna Maria Alves dos Santos, e do Fórum DCA Açailândia, representado por José Vagner Mesquita Mendes (que é Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão/CEDCA-MA, pelo CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascarán, e foi convidado pelo plenário para conduzir a reunião), a “pauta” imediata do COMUCAA é reunir a Delegação açailandense à 10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, prevista para os dias 17,18 e 19 de fevereiro próximo, e constituir o “Comitê Interinstitucional de Elaboração do Plano Decenal Municipal dos Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, sob a coordenação da Comissão Permanente da Política de Atendimento.

Na reunião também se apresentou o Coordenador Administrativo dos Conselhos da Política Municipal de Assistência Social, José Alves Bezerra, que enfatizou sobre o papel e compromisso dos(as) Conselheiros(as), a formação continuada, a divulgação/publicidade e conscientização da sociedade e a parceria com o poder público.

O plenário decidiu que as assembléias ordinárias acontecerão mensalmente, nas manhãs das terceiras quintas-feiras, a partir, rigorosamente, das 08:30 horas, em primeira chamada, e vinte minutos após em segunda chamada, cumprindo-se o RI/Regimento Interno. ( O inicio das assembléias  e reuniões, com bastante atraso, foi reclamado por Conselheiros/as veteranos/as. Essa primeira assembléia da nova gestão, por exemplo, iniciou com 40-quarenta minutos de atraso, do horário previsto na convocação, 0900 horas).

 Aliás, o RI/Regimento Interno, será obrigatoriamente uma das pautas de deliberação, pois existem dois “em circulação”: um, do início  de 2008, e outro, do final de 2012.

Extra-oficialmente, o COMUCAA anterior afirmava que o RI vigente era o de 2008, pois o de 2012, elaborado pro Comissão Especia durante praticamente um ano. laprovado em plenário e assinado pela então Diretoria (Presidente, Orlando Monteiro; Secretária, Andreya Carvalho de Oliveira e Tesoureira, Ivanete da Silva) não teria validade, apresentando-se duas versões: não teria sido publicado, segundo o então assessor do COMUCAA, Raimundo Rodrigues da Silva, hoje Relações Públicas da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão, e não teria sido aceito pelo Banco do Brasil, segundo a agente administrativa, secretária executiva  Maria de Fátima Silva Sousa.

Apesar de proposta de pauta, não se discutiu sobre os Planos de Ação e de Aplicação do FIA, o que poderá atrasar em meses as atividades e atribuições do COMUCAA, que devem obedecer aos Planos, e que infelizmente a gestão anterior do Conselho não elaborou e aprovou para apresentar em sua Audiência Pública anual, realizada no dia 20/01 passado.


*************************************************************