segunda-feira, 11 de janeiro de 2016

Novas Conselheiras Tutelares Tomam Posse em Açailândia.



Novas Conselheiras Tutelares Tomam Posse em Açailândia.


(do blog “Folha de Cuxá, de Josinaldo Smile”




Eleitas em outubro 2015, elas terão mandato de 04 quatro anos e a partir de agora começa pra valer o início dos trabalhos do 8º oitavo Conselho Tutelar de Açailândia -  MA /CONTUA.

Os dez 10 conselheiros (as) tutelares eleitas (os) em Açailândia em outubro/2015 tomaram posse na manhã deste domingo, dia 10/01/2016. As escolhidas (os) na eleição, realizada pela primeira vez de forma simultânea em todo o país, foram diplomadas (os) para um mandato que vai de 10 de Janeiro de 2016 a 10 de Janeiro de 2020.

A cerimônia de posse e diplomação ocorreu no auditório da Secretaria Municipal de Educação, localizada no centro de Açailândia. As 05 cinco titulares e os cinco 05 suplentes receberam os diplomas das mãos das autoridades e convidados.

A função de conselheiro (a) tutelar é bastante exigente, as novas Conselheiras (os) Tutelares passaram por um processo seletivo e de capacitação para estarem aptas (os) a cumprirem o papel para o qual foram eleitas (os). Este é o 8º Conselho Tutelar da história de Açailândia, A eleição de cinco mulheres, além de inédito no município, representa uma grande vitória não se escolheu nenhum homem como titular, sendo que dois homens que conseguiram a 2ª e 3ª suplência. Dos (as) conselheiros (as) candidatos (as) à reeleição, apenas EDNA MARIA foi escolhida (ela cumprirá seu quarto mandato), ficando CARLOS AUGUSTO e ISMAEL na suplência.

FORAM EMPOSSADAS AS CONSELHEIRAS TUTELARES TITULARES:

 - EDNA MARIA ALVES DOS SANTOS.
 - LUSIANE ARAÚJO DA SILVA.
-  BENILZA OLIVEIRA SANTOS.
 - TEREZINHA BRAZ DE ALMEIDA.
 - EDNA MARIA VAZ DA SILVA.

SUPLENTES:

- SUELY MEDEIROS DE SOUSA.
- CARLOS AUGUSTO FIGUEIREDO SANTANA.
 - ISMAEL MARTINS DE SOUSA.
 - SUELIA DA CUNHA SENA.
 - VANUSIA GONÇALVES DA SILVA.

O Evento contou com a presença da Secretária Municipal de Assistência Social, Vereadora Fátima Camelo (PSDB); da presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUCAA), Manoel Messias Soares Silva; do vice-presidente da Câmara de Açailândia, Vereador Marcio Aníbal (SD), da Vereadora Diomar Freire (PRTB), da Secretária Municipal de Educação Professora, Maísa, da Presidente da Comissão Especial Professora Eulália Dias do Norte, do representante do Fórum DCA, Vagner Mesquita, do secretário de esportes, Glen Soares (Azeitona) entre Ex-conselheiros (as), autoridades municipais e membros da sociedade civil organizada que foram prestigiar a diplomação e posse das novas conselheiras.

A eleição direta dos conselheiros (as) tutelares aconteceu no último dia 04 quatro de outubro de 2015, pela primeira vez de forma unificada em todo território nacional e segundo a RESOLUÇÃO n.º 07/2015.e nos termos dos artigos Art. 4º, IV, garante exercício no quadriênio 2016/2020.


***************************************************************


·        A posse do 8º CONTUA é uma passagem histórica, devendo (ou deveria) marcar clara e fortemente “novos tempos” para os DCA/ Direitos da Criança e do Adolescente e seu sistema de garantia de direitos/sgdca, de Açailândia-MA.

No entanto, conforme noticiado, no mesmo dia, o prefeito Jucelino Oliveira anunciou a “construção” de uma unidade de acolhimento institucional para Crianças e Adolescentes, quando os Planos Nacional e Municipal de Convivência Familiar e Comunitária não recomendam isso, mas sim a “desinstitucionalização”...

Pior ainda, tramita na Câmara Municipal (aguardando a volta do recesso...) o projeto de lei n.º 022/2015, do executivo, verdadeiro torpedo contra os DCA...

Em relação ao novo CONTUA propriamente dito, é contar e contar que tenha verdadeiro compromisso, e que cumpra com sua obrigação e dever institucional de zelar pelos Direitos da Criança e do Adolscente (artigo 131 do ECA) , “...resolvendo efetiva e concretamente, em definitivo; desjudicionalizando, desburocratizando, agilizando o atendimento a esses Direitos (artigo 23 da Resolução CONANDA/Conselho nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente n.º 170)”.

Por exemplo, são muitos (dezenas e dezenas) de casos “em andamento”, a maioria antigos, que merecem uma atenção maior do sgdca e da rede de atendimento, e de melhor, mais competente articulação por parte do CONTUA.

Boa sorte, bom (muito!) trabalho às novas conselheiras tutelares, e oxalá, tenhamos um “enfrentamento” mais presente e eficiente às violações e ameaças aos Direitos de nossas Crianças e Adolescentes!


(Eduardo Hirata)




*********************************************************