quarta-feira, 6 de janeiro de 2016

COMUCAA REALIZOU A” 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AÇAILÂNDIA-MA” NOS DIAS 25 E 26 DE JUNHO. (Retrospectiva 2015 – 5)










Uma das realizações DCA 2015 , com avaliação positiva, foi a “7ª Conferência Municipal do Direitos da Criança e do Adolescente”, que noticiamos (a seguir) em nosso blog e no “Jornal do Maranhão”.


No entanto, e já estamos iniciando 2016, as muitas deliberações da “Conferência” ficaram só mesmo no papel e nas intenções, como por exemplo, a constituição da “Comissão de Elaboração do Plano Decenal Municipal”, com a revisão dos Planos Municipais ora em vigor (também só no papel...).

Apesar de várias “cobranças” do Fórum DCA ao COMUCAA, o Conselho até o momento, nada...

Pior ainda: a “10ª Conferência Estadual DCA”, adiada três vezes em 2015, deve acontecer agora em meados de fevereiro, e sequer o COMUCAA reuniu a delegação (delegados e delegadas  que foram escolhidos/as na 7ª Conferência), para dar conhecimento do Relatório do evento, o principal da área dos Direitos da Criança e do Adolescente açailandense.

E a sociedade, também, ainda não teve conhecimento oficial desse Relatório.

O que se espera é que a delegação açailandense à “10ª Conferência Estadual” desfaça aquele “mito”, que “conferências estaduais e nacionais” só servem para “passear e faturar diárias”, em São Luis ou em Brasilia...



***********************************************************************************



COMUCAA REALIZOU A” 7ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AÇAILÂNDIA-MA” NOS DIAS 25 E 26 DE JUNHO.



 Aconteceu  nos dias 25 e 26 de junho a realização da 7ª Conferência Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Tendo por local a Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias, a  Conferência é o mais importante evento no âmbito dos Direitos da Criança e do Adolescente, oportunidade em que sociedade e governo “conferem”, estudam, debatem e propõe sobre esses Direitos, tendo por tema “Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes – Fortalecendo os Conselhos dos Direitos”.




A responsabilidade da realização da Conferência compete ao COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., atualmente presidido por Manoel Messias Silva (Associação Comunitária e Social da Vila Ildemar/ASCOSVI).


Mais de uma centena de pessoas, entre conselheiros(as) municipais dos direitos da Criança e do Adolescente, tutelares (inclusive candidatos/as), profissionais de serviços e programas públicos da assistência social, educação, saúde, esporte e lazer, representantes de entidades não-governamentais, representantes Adolescentes, participara da “7ª Conferência”, que teve a palestra magna proferida, na abertura do evento, pelo Dr. Marcio Thadeu Silva Marques, Promotor de Justiça Coordenador do CAOP-IJ da Procuradoria Geral de Justiça do Maranhão,  e que enfatizou o papel fundamental do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (no nosso caso, o COMUCAA).


Num dia todo de estudos e debates, várias proposições e deliberações foram tomadas, entre elas a de constituir no curtíssimo prazo,  “a Comissão Interinstitucional de Elaboração do Plano Decenal Municipall de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes, providência a ser tomada pelo COMUCAA.


A “7ªConferência Municipal” ao final escolheu a delegação açailandense, que representará o município junto à “10ª Conferência Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão”, prevista para acontecer em outubro, em São Luís.



*********************************************************************************