quarta-feira, 13 de janeiro de 2016

• “PROTAGONISMO INFANTO-JUVENIL”: Participação de Adolescentes fortalece o “sgdca” e foi um dos pilares dos 25 anos do ECA - (Retrospectiva 2015-10)







Uma das “políticas” DCA/Direitos de Crianças e Adolescentes  que mais avançou, aqui em Açailândia do Maranhão, a partir de 2006, e marcando firme nos 25 anos do ECA, é a do “Protagonismo Infanto-Juvenil”, ou seja, a participação ativa de Adolescentes, com voz e voto, nos espaços de construção de cidadania e politicas públicas DCA, no “sgdca/sistema de garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes” e na rede de atendimento.

E desde 2010, Adolescentes tem assento no COMUCAA/Conselho Municiál dos Direitos da Criança e do Adolescente, com Conselheiro(a), titular e suplente, garantio pela lei municipal, atualizada, a nº 132/97.

Essa participação foi garantida nas deliberações das útlimas três Conferências Nacionais dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Atualmente, o “Protagonismo Infanto-Juvenil” é representado no COMUCAA pelo Conselheiro MOISES DA CRUZ OLIVEIRA, titular, e pela Conselheira ANDRESSA BARATA DOS SANTOS, suplente, com mandato até janeiro de 2018.

Noticiamos, a seguir, em setembro, sobre o “IX Encontro Municipal de Adolescentes Protagonistas”





COMISSÃO JUVENIL DO FÓRUM DCA AÇAILÂNDIA  REALIZOU  O “IX ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES PROTAGONISTAS” COM  TEMA “CONTRA A REDUÇÃO MAIORIDADE PENAL”



Realizado durante  o dia 26/09/2015, no CRAI/Centro de Referência e Atendimento ao Idoso, no Jardim de Alah, o “IX ENCONTRO MUNICIPAL DE ADOLESCENTES PROTAGONISTAS”.


Cerca de cinquenta adolescentes, de mais de uma dezena de escolas das redes municipal, estadual e particular, e de entidades que atuam na promoção e defesa dos DCA/Direitos de Crianças e Adolescentes, participaram do evento, promovido pela Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia.


O tema do “IX Encontro”  - REDUÇÃO DA MAIORIDADE PENAL – foi ministrado pelo Dr. Ernos Sorvos, Presidente da Seção Local da OAB/Ordem dos Advogados, que justificou e defendeu a posição da entidade, rigorosamente contra a redução da idade, debate e tramitação que atualmente acontece no Congresso Nacional (Câmara dos Deputados e Senado Federal).


Também se manifestaram  no evento, o representante da Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão/ACECTMA, Raimundo Rodrigues da Silva, entidade como todas as que congregam conselheiros(as) tutelares no Brasil, tem posicionamento contrário redução da idade penal, e a Conselheira Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Zeneide Alves Leite Gonçalves (Associação Comunitária Bom Samaritano/Casa Lar Meninas dos Olhos de Deus), que representou o COMUCAA.


Nos trabalhos de grupos e na plenária de debates e propostas, destaque, entre outros(as) Adolescentes,  para a estudante Gabriela, do Centro de Ensino Antonio Carlos Beckman, e o estudante João Vitor, do Centro de Ensino Lourenço Antonio Galletti.


O “IX Encontro Municipal  de Adolescentes Protagonistas” praticamente representa o’ pontapé inicial’ para um movimento local, que buscará conscientizar a população: redução da idade penal de modo algum resolverá os problemas de violência e criminalidade em Açailândia, no Maranhão, no Brasil.



A Comissão Juvenil do Fórum DCA Açailândia desenvolve projeto de protagonismo infanto-juvenil, ou seja, a participação direta de Adolescentes nos espaços públicos de construção da cidadania e da efetivação dos Direitos, aprovado pelo COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e financiado pelo FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência.



Constituida por doze (012) Adolescentes, escolhidos(as) a cada dois anos, justamente nos “Encontros Municipais”, e atualmente se compõe de: Andressa Barata dos Santos, Emanuelle Silva Bayma,  Maria Eduarda Ester Lucena Serra, Maria Eduarda Silva Lima (Secretária Executiva), Rhayanne Sousa Carneiro, Stefane Victoria Holanda Sales e Carlean da Silva dos Santos, Claudinei de Sousa Chaves,Cristiano Luciano da Conceição Silva,   Esdra Daniel Alves de Araújo,Lucas Romeiro de Paiva Moises da Cruz Oliveira.   



***********************************************************