sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

• SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: no que está, no que foi que deu aqui em Açailândia do Maranhão? (RETROSPECTIVA DCA 2015, 2)

https://ssl.gstatic.com/ui/v1/icons/mail/no_photo.png

·         


·        

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: no que está, no que foi que deu aqui em Açailândia do Maranhão?



(RETROSPECTIVA DCA  2015, 2)




2015 chegou, enfim, ao fim, mas como ocorreu durante todo o ano, nenhuma “comunicação oficial” sobre o “andamento” do Selo UNICEF aqui em Açailândia do Maranhão.

No primeiro semestre, no entanto, a conselheira secretária do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cristina Conceição Silva, participou em São Luís, de um encontro do UNICEF.

Relatando verbalmente os resultados da viagem, em assembléia do Conselho, a conselheira secretária, que teria sido nomeada como a nova articuladora municipal pela prefeita cassada Gleide Lima Santos, informou que mesmo com “todos os problemas”, Açailândia “estava em segundo lugar no Estado, com o Selo UNICEF”, e que, sim, se “retomaria decididamente as atividades do Selo”. Ficou só na conversa, no entanto, ou como diz o povo “prometeu como sem falta para faltar como sem dúvida”...

Depois dessa assembléia, nenhuma palavra “oficial” sobre o assunto...

No início de 2015, noticiamos sobre o “andamento 2013-2014” do Selo UNICEF, conforme se confere a seguir:

****

SELO UNICEF  2013-2016 AMAZÔNIA: AÇAILÂNDIA CORRE RISCO DE ELIMINAÇÃO


Há mais de seis meses, o programa Selo UNICEF encontra-se “inativo” em Açailândia. O município foi premiado/certificado na primeira edição (2009-2012) do Selo UNICEF Amazônia, através então do Prefeito Ildemar Gonçaves dos Santos e do Presidente do COMUCAA, Orlando  Pereira Monteiro , e aderiu à segunda edição (2013-2016) no segundo semestre de 2013), com o compromisso junto ao UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, da prefeita Gleide Lima Santos e da então Presidente do COMUCAA, Ivanize Mota  Compasso Araújo.


A prefeita, sem consultar a comunidade DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente, nomeou o apóstolo Osvaldo Cruz Costa para a função de Articulador Municipal do Selo UNICEF, e o COMUCAA cedeu sala, mobiliada e equipada, para sede do programa.


 Mas em mais de ano e meio de “andamento/desenvolvimento”, o programa Selo UNICEF na verdade estacionou e regrediu, comparado é edição passada. Das mais de quarenta atividades/ações previstas, só duas foram realizadas, sendo a última o “I Fórum Comunitário”, praticamente a um ano atrás, e outra ainda em 2013 (a “Semana do Bebê”).


 O COMUCAA, espécie de avalista do programa, reconhece que Açailândia não participou plenamente de nenhuma das atividades institucionais e formativas, tanto de 2013 como 2014, e que sequer tem conhecimento das atividades programadas pelo UNICEF em 2015, e muitas já aconteceram e estão acontecendo.


E atribui a não constituição e consequente não funcionamento do “Comitê Multiinstitucional e do NUCA/Núcleo da Criança e do Adolescente á omissão do Articulador, apóstolo Osvaldo Cruz Costa, que simplesmente nunca mais  (cerca de seis meses) apareceu na sede do Selo UNICEF, ou “deu qualquer satisfação” (anteriormente, alegava falta de apoio da prefeitura para realizar os trabalhos devidos).


O COMUCAA acrescenta que tem cobrado e insistido, junto á Prefeitura, um posicionamento quanto á Articulação e ao funcionamento do Selo UNICEF, sem sucesso. Que vergonha para Açailândia, se “ficar fora do Selo UNICEF”!