terça-feira, 19 de julho de 2016

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: AÇAILÂNDIA CONTINUA E “II FÓRUM COMUNITÁRIO” ACONTECERÁ DIA 27 DE JULHO




Açailândia continua  no programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, com a realização do “II Fórum Comunitário”, no dia 27 de julho, na Escola Municipal Jurgleide Alves Sampaio.


A informação foi dada, na manhã da segunda-feira, 18/07,na sede do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança  do Adolescente, pela articuladora do Selo UNICEF no município, Maria Cristina Conceição Silva, e pela assistente social Lucinete Freitas de Aguiar, da Secretaria Municipal de Assistência Social, e que foi a articuladora na Edição passada do Selo UNICEF , 2009-2012, quando Açailândia foi certificada pela primeira vez.

Elas também confirmaram que ainda esta semana serão convocadas a “Comissão Intersetorial” e o NUCA/Núcleo de Crianças e Adolescentes, e que se encontravam desativados desde o segundo semestre de 2014, ou seja,a dois anos. Estas duas instâncias,  configuram a participação social no Selo UNICEF.

 O objetivo do “II Fórum Comunitário”  é apresentar as políticas de proteção à criança e ao adolescente no município de Açailândia e, com a participação da comunidade, que é convidada a dizer o que foi ou não realizado, e o que mudou nos últimos anos, fazer a avaliação qualitativa dessas políticas, desde o ano de 2014, quando foi realizado o 1º Fórum do Selo UNICEF no município.



Depois do 1º Fórum, quando, junto com a comunidade, levantaram-se  as necessidades das crianças e adolescentes de Açailândia, e foi elaborado todo um plano de ação e  trabalho visando o atendimento dessas necessidades, e o II Fórum Comunitário deverá apresentar este trabalho. 


O Selo UNICEF Município Aprovado é uma iniciativa para melhorar as condições de vida das crianças e dos adolescentes no Semiárido e na Amazônia Legal Brasileira, áreas que concentram o maior número de meninos e meninas em situação de vulnerabilidade.

A metodologia combina capacitação de atores municipais, aprimoramento dos mecanismos de gestão local e mobilização social, com ampla participação comunitária, principalmente dos adolescentes.

***************************************************