quarta-feira, 21 de agosto de 2013

COMUCAA extingue Comissão Disciplinar do Conselho Tutelar e mantem suspensão do conselheiro tutelar GLEN HILTON


COMUCAA extingue Comissão Disciplinar do Conselho Tutelar e mantem suspensão do conselheiro tutelar GLEN HILTON

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia) 

Em assembléia extraordinária da manhã da segunda-feira, 19/08, o  COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente  de Açailândia-MA, decidiu extinguir a comissão disciplinar interna do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, aberta em 29 de julho passado, para apurar suspeita de vazamento, pelo conselheiro tutelar Glen Hilton Soares Pereira (que foi suspenso por um mês de suas funções), de denúncia encaminhada pelo sistema Disque 100 nacional.

Ocorre que a comissão disciplinar do CONTUA não teve como atuar, em razão de licença médica seguida de imediato pela renuncia da ex-conselheira tutelar Ivônia Sandra Martins da Silva.

O COMUCAA, diante dessa situação, de incompletude na composição do Conselho Tutelar, deliberou em extinguir a comissão disciplinar do CONTUA e criar uma comissão especial própria, para apurar o vazamento da denúncia encaminhada pelo Disque 100 ao Conselho Tutelar,  constituída pelas conselheiras municipais Rebeca do Nascimento Farias (Secretaria de Saúde) e Zeneide Alves Leite Gonçalves (Associação Comunitária Bom Samaritano),sendo que serão convidados representantes de outras entidades, como o Fórum DCA,a OAB, entre outras.

E manteve a suspensão decretada pelo CONTUA, prazo em que o COMUCAA garante concluir a apuração.

As informações foram dadas na manhã da terça-feira, 20/08, pelo assessor do COMUCAA, Raimundo Rodrigues da Silva.

 Para quem “é da área”, o Conselho Tutelar passa por sua maior crise em dezoito anos de existência.

Atualmente, o colegiado conta com quatro membros (o conselheiro tutelar primeiro suplente  Antonio Silvestre Marques de Sousa foi convocado pelo COMUCAA para substituir o suspenso Glen Hilton, mas agora assume em definitivo com a renúncia de Ivônia Sandra.

O CONTUA atual tem três conselheiras tutelares: Lucinete Freitas de Aguiar, coordenadora, Edna Maria Alves dos Santos e Ivanessa dos Santos Sousa.

 E é  preciso  dizer que se divide entre atender Crianças e Adolescentes, e suas famílias, como o obriga o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, artigos 98, 100, 101, 102 e 129, sobretudo, e nos desdobramentos internos e externos do vazamento da denúncia encaminhada pelo Disque 100, além de responder ao caso do “(ex) Menino do Trem” Mateus,  definido pelo COMUCAA também na segunda-feira 19/08.