sexta-feira, 2 de agosto de 2013

FÓRUM DCA MARANHÃO: “REDISCUTINDO O PAPEL DA SOCIEDADE CIVIL NOS ESPAÇOS DE CONTROLE SOCIAL”



(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

O “Fórum Maranhense de Organizações Não-governamentais em Defesa dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA MA” realizou durante todo a quinta-feira, 1º/08/2013, na Guest House, Rua da Palma, n.º 142,  Centro Histórico, em São Luís, sob condução de sua Secretaria Executiva, exercida pela Agência Matraca de Notícias da Infância, o seminário “Rediscutindo o papel da Sociedade Civil nos espaços de Controle Social”. tema abordado por Maria Alice Silva, da ong mineira “Oficina de Imagens”. seguido de debates.

A programação do encontro constou ainda de uma reflexão conjunta “ O Fórum faria/faz diferença no meu município?”; relatos de experiências dos Fóruns DCA de Açailândia, Arari, Chapadinha e São Luís, discussões sobre a Carta de Princípios do Fórum DCA MA, atualidades da Secretaria Executiva e do Comitê Juvebil.

Participaram do encontro Adolescentes representantes dos municípios de Açailândia, Arari, Codó, Coroatá e Açailândia, e adultos(as) de entidades civis e fóruns municipais de Açailândia, Arari, Buriticupu, Chapadinha. Codó, Coroatá, Igarapé do Meio, Imperatriz, Itapecuru-Mirim, Paço do Lumiar, São Luís e Vitória do Mearim.

Edinha, educadora social do Comitê Juvenil do Fórum DCA MA anunciou a realização de um encontro estadual de Adolescentes, previsto para o final deste mês de agosto, em Açailândia. Destacadas participações de Adolescentes, como Laisandra,  Natalicia e Jorge Luís (de Açailândia), no encontro.

Anotamos ainda as participações das conselheiras estaduais dos Direitos da Criança e do Adolescente: Lídia, do Instituto Formação; Maria Betânia, do CRESS/Conselho Regional de Serviço Social;  Maria Ribeiro, do Centro de Defesa Padre Marcos Passerini, e os conselheiro Jânio, da Sociedade Esportiva Real Brasil, de Chapadinha, e este que vos escreve, pelo CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran (de Açailândia). O encontro contou com o apoio do CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão. com recursos financeiros em projeto do FEDCA/Fundo Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente, vinculado ao Conselho.

A Conselheira Presidenta do CEDCA-MA, Maria Ribeiro da Conceição, entre várias falas, colocou sobre dois movimentos em andamento, para engajamento pelo Fórum: o atendimento de medidas sócioeducativas no Maranhão e contra a redução da maioridade penal.

Pela Agência Matraca, tivemos a coordenadora Lisandra, as jornalistas Jeane e Silen.   

O próximo encontro- ampliado- do Fórum DCA MA será daqui a três meses, 27 de novembro. Decidiu-se também que a Agência Matraca continuará à frente da Secretaria Executiva do Fórum.


(Eduardo Hirata)