sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Queridos leitores e queridas leitoras: em viagem a Goiás, partindo cedinho neste sábado 03 retornando prá Açailândia dia 09.



Na área DCA, um bocado de “coisas” em andamento:

no COMUCAA, comissão especial que apura possível omissão de socorro do conselheiro tutelar Glen Hilton. A comissão tem prazo até dia 10 para suas conclusões, que serão apreciadas e votadas pelo plenário do Conselho. E precisa começar a estudar e definir o processo de escolha da representação civil (escolha de seis conselheiros/as titulares e seis suplentes ao Conselho, cujo mandato atual – 2011 a 2013- encerra dia 21 de dezembro. Deve também tomar decisões urgentes sobre a construção da “Política e Plano Decenal Municipal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”, que deverá incorporar demais planos (Enfrentamento à Violência Sexual, Prevenção e  Erradicação do Trabalho Infantil e Proteção ao Trabalhador Adolescente, Direito à Convivência Familiar e Comunitária, Sistema Municipal de Atendimento Sócioeducativo, Enfrentamento ao Trabalho Infantil Doméstico, Primeira Infância), constituindo-se em verdadeiro plano de ação. Precisa definir neste 2013 formação continuada dos atores do Sistema de Garantia de Direitos, realizada ininterruptamente desde 2006. Tem seu Regimento Interno para “atualização/re-aprovação”, o cadastro de entidades e inscrições de seus programas, dois procedimentos em andamento judicial (ambos  sobre má aplicação de recursos do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência), enfim, o COMUCAA tem muita coisa pendente. a fazer, a dar conta...

 No CONTUA, o mesmo conselheiro tutelar Glen Hilton está suspenso por trinta dias, desde dia 29/07, por um mês,   sendo  investigado internamente por possível vazamento de denúncia do Disque 100 Nacional, o que cpnfigura inidoneidade moral, falta de ética e quebra de decoro, o que pode levar até a cassação de seu mandato, iniciado dia 06 de junho passado, para um período que irá até dia 09 de janeiro de 2016. E começando a engrenar, com duas conselheiras novatas e duas veteranas (e agora, mais um, veterano, substituindo provisoriamente Geln Hilton suspenso).

Na Comissão Mista do OCA/Orçamento Criança e Adolescente (COMUCAA+CONTUA+Fórum DCA/Fórum Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente), o “fechamento” de proposta ao PPA/Plano Plurianual 2014-2017 do Município.

No Grupo de Monitoramento de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes, a pauta especial é a preparação da Audiência Pública do “Dia MARIA MARTA”, 26 de agosto, em parceria com a Câmara Municipal.


Tem atividades sobre “Práticas e Justiça Juvenil Restaurativa”, com eventos em São Luís, dias 07 a 09 de agosto, e 16 de setembro, com participações do COMUCAA, CONTUA, Fórum DCA Açailândia,  Secretarias Municipais de Assistência Social/SEMAS e de Educação/SEDUC.

Abraços a todos e todas, bons trabalhos, saúde e paz!


(Eduardo Hirata)