sábado, 14 de setembro de 2013

“CONTROLE SOCIAL: Fortalecer o Controle Social é fortalecer a Cidadania!”





Aconteceu na manhã deste sábado, 14/09, dentro da programação do  “1º Seminário de Capacitação de Conselheiros e Formação Sindical de Base”, promovido pelo SINTRASEMA/Sindicato dos Trabalhadores no Srviço Público Municipal de Açailândia e pela FETRAM- Federação Estadual dos Trabalhadores Municipais, o seminário “CONTROLE SOCIAL: fortalecer o Controle Social para fortalecer a Cidadania!”, ministrado pela pela SEFAZ/Secretaria de Estado da Fazenda do Maranhão, através do técnico Francisco de Assis de Oliveira Filho  e pela CGU/Controladoria Geral da União, através do auditor Weliton Resende, do Núcleo de Combate à Corrupção.

Francisco de Assis de Oliveira Filho, da SEFAZ,  tratou de uma “História dos Tributos” e do tema “O Sistema Tributário Brasileiro”, discorrendo sobre a arrecadação pelo Estado/governos federal, estaduais e municipais, de impostos, taxas e contribuições, que deveriam na totalidade “retornar” à população na forma de serviços (de qualidade) nos campos da saúde, educação, meio ambiente, habitação, saneamento, infra-estrutura, segurança – enfim, de políticas públicas.

Disse das distorções do sistema, da “guerra fiscal” e das incontáveis “brechas” que dão margem à corrupção.

O técnico da SEFAZ ressaltou o “Programação Nacional de Educação Fiscal”, em parceria sobretudo com o sistema educacional.

E convidou para o “Curso de Disseminadores em Educação Fiscal”, à distância via internet, promovido pela SEFAZ, de 180 horas/aula, iniciando dia 30 de setembro e encerrando dia 31 de dezembro. (informações: pefma@sefaz,ma.gov.br)

Weliton Resende, da CGU, tratou do tema “Combate à Corrupção na Gestão Pública” e refez memória  desde  “o peculato de Adão, o Código de Hamurabi, a  lei do Talião; a Roma de Marcus Tulius 55 A.C., o degredo/ostracismo na antiga Grécia, Átila “ o flagelo de Deus” e seu castigo aos corruptos; o 8º círculo do inferno  de Dante, em “A Divina Comédia” (um poço de piche fervente queimando eternamente os corruptos...), a “Utopia” de Thomas Morus; Hitler (e o poder da propaganda e a República de Weimar.

Rememoriou também fatos históricos de corrupção no Brasil: Georgina, do INSS; o juiz “Lalau”; PC Farias e Collor de Melo, que motivou seu impeachment, em 1992...

Tratou ainda de um “decálogo” do que se poderia fazer para enfrentar a corrupção, desde a punição exemplar de corruptos(as), passando pelo financiamento público de campanhas eleitorais, fortalecimento de partidos políticos, definição sobre as emendas parlamentares, integração dos órgãos de controle, redução da pressão tributária, , concluindo com o “não roubarás”...

E apresentou alguns sinais de corrupção em administrações municipais.

Lamentavelmente, apesar da programação especifica aos Conselhos Municipais de Açailândia e região, contou-se nos dedos de uma mão (Conselhos Municipais da Cidade, da Educação, da Saúde , do Fundeb e do Tutelar) os conselhos participantes, e com os dedos das mãos (nove, sendo cinco conselheiras e quatro conselheiros) os(as) conselheiros(as) presentes.

Isso para um município com dezessete conselhos criados, e  quatorze em funcionamento (precários, a esmagadora maioria, verdadeiros faz-de-conta...).

E mais de trezentos(as) Conselheiros(as)...

Quem participou e muito bem, foi um grupo de estudantes de Gestão Pública do Instituto Federal de Buriticupu.

Como indicativos/encaminhamentos, por proposta do técnico da SEFAZ, Francisco de Assis de Oliveira Filho, a participação de conselheiros(as), sindicalistas e estudantes no “Curso de Disseminadores em Educação Fiscal”, e por proposta de Maria Julia, presidente do Conselho Municipal  de Educação, a realização próxima de um curso presencial para conselheiros(as) sobre “análise de prestação de contas”.

Também na pauta para os próximos meses, o processo de criação e funcionamento de Fóruns Municipais e Regionais de Conselhos.


( fotos Weliton com a plenária e estudantes do IFMA-Buriticupu,   e Francisco em sua fala. Fotos de Francisco, Weliton e da organização do evento)