segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

RETROSPECTIVA DIREITOS DE CRIANÇAS E ADOLESCENTES DE AÇAILÂNDIA-MA: 13 FATOS QUE MARCARAM 2013 * XII – “SELOS SGD E UNICEF”, bons momentos no ano!








Bons momentos do SGD açailandense 2013, com os “Selos SGD e UNICEF/II Semana do Bebê”, em cinco postagens para recordar:

( Postagem em 17-07, Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

SELO SGD e PLANO DECENAL: COMUCAA REALIZOU ASSEMBLÉIA EXTRAORDINÁRIA NESTA QUARTA-FEIRA 17 DE JULHO

O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA, realizou assembléia extraordinária na manhã, entre 0830 e 1030 horas, desta quarta-feira, 17/07/2013, em sua sede, na Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro.

Na pauta, tratos e deliberações sobre o “Projeto SELO SGD” e o “Plano Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes”.

Em relação ao “Projeto SELO SGD”, o idealizador e ex-  conselheiro tutelar ( e atual conselheiro tutelar suplente) José Alves Bezerra fez uma retrospectiva do mesmo, e ao final, o plenário do COMUCAA deliberou que o projeto será uma das atividades prioritárias como política municipal de comunicação e divulgação do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente (Lei Federal n.º 8.069, que acaba de completar seu 23º aniversário de aprovação pelo Congresso, em 13 de julho de 1990), prevista no próprio ECA, artigo 88-VII, e na Lei Municipal n.º 132/97, artigo 7º- VI e VII.

O “Projeto SELO SGD”, entre outros objetivos, distribuirá em todas as residências, órgãos públicos e empresas, um “kit”, constituído de folder, adesivo, imãs e outros materiais, para divulgação sobre o ECA e o SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes, informando sobre entidades, programas e serviços públicos de atendimento, e enfatizando o disque-denúncia (Disque 100 ou Conselho Tutelar 3538-5857).

Em processo de planejamento a praticamente três anos, o “Projeto SELO SGD” tem contado com várias instituições parceiras (Polícia Militar, com o Major Comandante Eurico; o Judiciário, com o juiz de direito André Santos; a OAB, com o Presidente da Seção local, Ernos Sorvos; a ACIA/Associação Comercial e Industrial, com o Presidente Gildásio Alcantara, entre outras) como destacou o idealizador José Alves Bezerra, mas agora entra na fase decisiva, final, de competência do COMUCAA, que deverá formulá-lo como política pública, articulando e mobilizando o governo e a sociedade para sua efetivação, que dependerá fundamentalmente do Poder Público Municipal, sobretudo através dos programas de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Endemias, e outros da saúde pública;  rede municipal de ensino, programas e serviços do SUAS/Sistema Único de Assistência Social.

O COMUCAA buscará garantir recursos para a execução do “SELO SGD”, tanto pelo FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, vinculado ao Conselho, conforme o artigo 2º da Lei Municipal n.º 136/97, já na elaboração do PPA/Plano PluriAnual do Município, e em todo ciclo orçamentário, como também junto a outras instituições financiadores.

Decidiu-se que as Comissões Permanentes do FIA e Orçamento, e de Política de Atendimento, deverão analisar o “Projeto SELO SGD”, para aprovação final pelo plenário, dando-se inicío à sua implementação, ainda neste ano 2013.
...
(Postagem em 19/10, Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia))

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: AÇAILÂNDIA EM BUSCA DA SEGUNDA CERTIFICAÇÃO

Lançado na tarde da quarta-feira, 16/10, na Associação Comercial do Maranhão, em São Luís, o programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”.

O “Selo...” é uma iniciativa do UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância em favor dos Direitos das Crianças e Adolescentes da Amazônia brasileira com o objetivo de fortalecer a gestão local  na implementação das políticas públicas,  desenvolver capacidades  de diferentes atores sociais do município,  promover a mobilização  social,  incentivando-os  a conhecer, avaliar e  monitorar  os indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los.

 Além disso, tem o objetivo de  apoiar o município para desenvolver  estratégias específicas  de inclusão de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e todas as crianças e adolescentes que compõem a imensa diversidade cultural da região.

E  quando os direitos da criança e do adolescente são garantidos, a comunidade desenvolve-se e todo o município sai ganhando.

Açailândia,  “Município Aprovado” na Edição do Selo UNICEF 2009-2012, foi representado na solenidade de lançamento no Maranhão, pela Conselheira Secretária do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Maria Cristina da Conceição Silva, e por representante da Prefeita Gleide Lima Santos.

O próximo passo é a assinatura pela Prefeitura e o COMUCAA,  do Termo de Adesão ao “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, que deverá ser efetivado até o dia 08 de novembro próximo, com a apresentação do(a) Articulador, junto ao Escritório do UNICEF, de Belém do Pará, e a constituição de um Comitê Municipal multiinstitucional.

·         (Postagem em  20/11, blog  Maicon Sousa)
“II semana do bebê” acontecerá em Açailândia de 25 a 29 de novembro

Realizada em Açailândia pela primeira vez em 2011, a “Semana do Bebê” é um compromisso do município, dentro das atividades do programa “Selo UNICEF Município Aprovado Amazônia”, e que deve ser anual.

Em 2012, infelizmente não foi realizada, embora fosse o ano da certificação de Açailândia na Edição 2009-2012 do Selo UNICEF.

Mas acontecerá em 2013, e como primeira atividade/tarefa da Edição 2013-2016 do Selo UNICEF, a qual Açailândia aderiu no início deste mês de novembro, através da Prefeita Gleide Lima Santos e da Conselheira Presidente Ivanize Mota Compasso Araújo, do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, espécie de avalista/fiador junto ao UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância.

A “II Semana do Bebê” acontece na próxima semana, com a seguinte programação:
1)     Dia 25/11, segunda-feira, 0900 horas, “Abertura da Semana”, na Igreja Batista Missionária, com a apresentação do “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”, pelo Articulador do Selo, Apóstolo Osvaldo Cruz, e palestra “Por que investir no Bebê?”, com a Enfermeira Linda Grace, da Secretaria Municipal de Saúde;
2)   Da tarde de 25/11 à tarde de 27/11, quarta-feira, “Oficinas com Gestantes”, nos Postos de Saúde, sendo:
          1ª) dia 25, 1500 horas, Vila Maranhão/Jacu;
          2ª) dia 26, terça-feira, 0830 horas, Laranjeira;
          3ª)                                    1500.........Vila Capeloza;
          4ª) dia 27,quarta-feira,0830.........Vila Ildemar;
           5ª)                                     1500.........Pequiá.
•         À noite, a partir das 1800 horas, na Praça da Bíblia,
- Stand na “Ação SEMAS”.

•         3)   Dia 28/11,quinta-feira, 0800-1730 horas:
Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias :“Ação Cidadã
•         4)   Dia 29/11, sexta-feira, 0730 horas: Encerramento
“Caminhada”, da Praça do Mercado até a Praça do Pioneiro.

O que é a “Semana do Bebê”

A Semana do Bebê é uma estratégia de mobilização social apoiada pelo UNICEF e tem como objetivo tornar o direito à sobrevivência e ao desenvolvimento de crianças de até 6 anos prioridade na agenda dos municípios brasileiros.

A ideia é incentivar os municípios a realizar, durante uma semana, uma grande mobilização em favor da primeira infância.

Cada município define a data e as atividades a serem realizadas, tais como: oficinas, cursos, palestras e atividades artísticas e culturais.

E qual a importância da atenção á Primeira Infãncia? E do “Selo UNICEF”?

Os seis primeiros anos de vida são fundamentais para o desenvolvimento integral de meninas e meninos.

Nessa fase da vida, a criança desenvolve grande parte do potencial cognitivo que terá quando adulto.

 Por isso, representa uma janela de oportunidades.

 A atenção integral nessa faixa etária tem impacto decisivo nos processos de aprendizagem e de construção de relações sociais, fatores que influenciarão a vida afetiva, profissional e social.

A disseminação da “Semana do Bebê” por todo o País reforça a importância do “Compromisso com a sobrevivência infantil: uma promessa renovada”.

Já o “Selo UNICEF Município Aprovado” é uma certificação internacional concedida pelo Fundo das Nações Unidas para a Infância, que reconhece o esforço dos municípios que mais avançam em termos de políticas públicas que promovem, protegem e realizam direitos de meninos e meninas.

 A iniciativa do UNICEF busca universalizar direitos e melhorar a vida das crianças e dos adolescentes da região amazônica brasileira.

(Postagem em 05/12. Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

“SELO SGD AÇAILÂNDIA”: DISTRIBUIÇÃO E FIXAÇÃO DO SELO INICIA  AINDA NESTE MÊS DE DEZEMBRO

Realizada na manhã desta quinta-feira, 05 de dezembro  de 2013, no auditório do Centro Empresarial de Açailândia/CEA, em encontro da coordenação  e representantes de instituições apoiadoras do “Projeto SELO SGD AÇAILÂNDIA” (SELO SGD), como representantes da Secretaria Municipal de Saúde e da Vigilância em Saúde/ECD.

A reunião equivaleu a um “pontapé inicial” para  “a etapa de campo”, que consiste na distribuição de um decalque, o “Selo SGD” , que deverá ser afixado em geladeira ou outro bem/equipamento de uso do domícilio (residência, estabelecimento comercial e de serviços, ou industrial, prédio  público), e de um folder, que ressaltam o que é o SGD, a rede de atendimento, o papel e os deveres da família, da sociedade e do governo para prevenir, denunciar (Disque 100 ou Conselho Tutelar: 3538-5857/9193-4851) e enfrentar ameaças e violações de Direitos de Crianças e Adolescentes.

Este “pontapé inicial” será dado pela equipe de Vigilância em Saúde/ECD (Agentes de Endemias), na Vila Ildemar, de domicilio em domicilio, sobretudo os familiares.

No segundo momento, que deverá acontecer ainda neste mês e ano, entrarão em cena as(os) Agentes de Saúde, e a ação se estenderá e contemplará, então, todo o município de Açailândia.

Participaram da reunião, membros da coordenação do Projeto SELO SGD (o ex-Conselheiro Tutelar José Alves Bezerra, idealizador-criador-articulador e mobilizador deste projeto; o Major Comandante PM Eurico Alves da Silva Filho; o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude Gleudson Malheiros Guimarães e seu assistente, Ranielly; as Conselheiras Municipais dos Direitos da Criança e do Adolescente (COMUCAA), Ivanize Mota Compasso Araújo- Presidente, e Maria Cristina da Conceição Silva – Secretária). 

A Secretaria Municipal de Saúde, que terá a missão de efetivar o “SELO SGD” em todo o município, através de suas equipes da Vigilância em Saúde e de Agentes de Saúde, esteve representada pela Coordenadora de Ação Básica, Rebecca  do Nascimento Farias (também Conselheira DCA); pelos Agentes Francisco Davi Soares Viana, Manoel da Costa Matos, Jean Carlos Melo, Anselmo Furtado da Silva e Arnaldo Rodrigues de Sousa, e o representante do Núcleo Municipal de Educação em Saúde, Pedro Ulisses Lima Sousa.

Também tivemos a participação da Professora Maria Sousa Morais, representando a URE/Unidade Regional de Educação do Estado; Carlos Magno Marchão, da OAB/Ordem dos Advogados do Brasil; Francisco Fábio Melo, Conselheiro Municipal de Políticas Públicas sobre Alcóol e Drogas e Delegado Estadual à Conferência Nacional de Assistência Social 2013; Glen Hilton Soares Pereira, do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia.

A Conselheira Secretária do COMUCAA, Maria Cristina da Conceição Silva, fez uma menção e destaque para o grupo de Adolescentes, músicos, instrumentistas de violão, e cantoras  do “Projeto Arte e Comunidade”, que apresentaram o momento cultural da reunião, inclusive com música de sua autoria, espécie de hino para o “SELO SGD”. O “Projeto Arte e Comunidade” é desenvolvido já a dois anos, pela Paróquia São João Batista, no Distrito Industrial do COMUCAA, financiado com recursos do FIA/Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência, vinculado ao COMUCAA.

O FIA também financia parte do custeio do “Projeto SELO SGD”, sobretudo a confecção do selo e do folder.

 A implantação do SELO do Sistema de Garantia dos Direitos – SGD (SELOSGD)no município de Açailândia, será a materialização dos princípios da prioridade absoluta e da proteção integral dos direitos da criança e do adolescente, bem como o respeito as determinações legais, constantes na Constituição Federal de 1988 (Artigos 204 e 227), Estatuto da Criança e do Adolescente – Lei nº 8069/1990 (Artigo 88) , e a Resolução 113/2006 do Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente, que institui os parâmetros para institucionalização e o fortalecimento do Sistema de Garantia dos Direitos – SGD.

Esta ação iniciou-se no Conselho Tutelar no mês de Junho/2010, tendo como principio a preocupação de levar o telefone do Conselho Tutelar e do Disk 100 – Governo Federal, para todas as residências e instituições públicas e privadas, com objetivo de criarmos uma consciência coletiva de defesa dos direitos humanos, mas precisamente de criança e adolescente, esta proposta foi levada ao Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, e criou-se um Comitê formado por parceiros do Sistema de Garantia dos Direitos, para acompanhar este processo.

Desta forma a proposta de criar um selo deu inicio e a ação foi ampliada aos demais parceiros do Sistema de Garantia dos Direitos.

 Após este processo iniciar-se uma formatação do SELO, o mesmo foi apresentado como MOÇÃO – PROPOSTA – pelos representantes e Delegados do Estado do Maranhão que participaram do 5º Congresso Nacional de Conselhos Tutelares, realizado em Luziania/GO de 16 a 20.11.2010 e foi aprovado pelos Delegados e Representantes das cinco regiões do país. Esta Moção tratou de uma solicitação que se implantasse em todos os municípios brasileiros o SELO – Selo do Sistema de Garantia de Direitos da Criança e do Adolescente-SGD.

O processo de formatação do SELO foi ampliado de forma que passou  a ter parceiros institucionais como Procuradoria Geral de Justiça – CAOPIJ, Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros- MA – ACECTMA, Fórum Colegiado Nacional de Conselhos Tutelares – FCNCT.

Assim esta ação vem sendo construída, e passa agora a etapa final, com a contribuição e o firme apoio das instituições membros da coordenação do projeto e as instituições parceiras da rede, com ênfase nesta próxima etapa, à Secretaria de Saúde.

·        (Publicado em 16/12, por CCOM/MPMA)

*SELO SGD AÇAILÂNDIA - MPMA participa de ação preventiva à violação de direitos infanto-juvenis

Como parceira da campanha Selo SGD Açailândia, iniciada em junho de 2010, pelo Conselho Tutelar do município (a 519 km de São Luís), a Promotoria de Justiça da Infância e Juventude da Comarca realizou, em 11 de dezembro, ação de distribuição de selos e folders da iniciativa em todas as residências da Vila Ildemar, bairro mais populoso da cidade.

O Selo SGD Açailândia é um imã de geladeira a ser fixado em todas as geladeiras (ou outro equipamento doméstico) das residências. Nele, constam os telefones do Disque Denúncia (Disque 100) e do Conselho Tutelar de Açailândia para usá-los para denunciar casos de abuso sexual, maus tratos, negligência e abandono dos pais, trabalho infantil, entre outros.

O objetivo é servir como ferramenta dentro de casa para acionar a rede de proteção a crianças e adolescentes em caso de violação aos direitos infanto-juvenis.

"O Ministério Público abraçou o projeto do Selo SGD Açailândia e tem participado desde as primeiras etapas na busca de parceiros, ministrando palestras de apresentação do projeto e sensibilização. Também auxilia na confecção de materiais, na capacitação dos agentes e na distribuição do selo", relata o promotor de justiça Gleudson Malheiros.

Além do coordenador da campanha, José Alves Bezerra, e do representante do Ministério Público, participaram da distribuição dos selos e folders a juíza Lidiane Melo; o major da Polícia Militar, Eurico Alves Filho; e a vereadora Fátima Camelo. Também compareceram representantes dos Conselhos Tutelar e Municipal de Direitos da Criança e da Prefeitura de Açailândia.

A próxima etapa é a distribuição dos selos e folders informativos em outros bairros do município, a ser feita pelos agentes de endemias e de saúde da Prefeitura de Açailândia, previamente capacitados para a entrega e a sensibilização da população.

De acordo com Gleudson Malheiros, a ideia é que o Selo SGD alcance todos os bairros do município, auxiliando na redução dos casos de violação de direitos infanto-juvenis em Açailândia.

Mais informações podem ser obtidas no site www.selosgdacailandia.com.br.
*******************************************************