sábado, 29 de março de 2014

Andamento do “SELO UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 AMAZÔNIA” preocupa Fórum DCA e também o COMUCAA









Andamento do “SELO UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 AMAZÔNIA” preocupa Fórum DCA e também o COMUCAA


(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB)


“Paguei um mico danado” esta semana: divulguei no blog, em e-mails e no “Jornal do Maranhão”, que Açailândia estaria presente na “primeira capacitação para o Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016, dias 25, 26 e 27/03, na UFMA, em São Luís.

E com um time representativo e forte: o Conselheiro Presidente do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ismael Martins de Sousa; o Articulador do Selo, Apóstolo Oswaldo Cruz; a representante da Secretaria de Assistência Social, Ivanize Mota Compasso Araújo, e a representante da Secretaria de Educação, Maria Cristina da Conceição Silva. A informação me foi passada pelo próprio COMUCAA, na tarde da segunda-feira.

Mas na tarde desta sexta-feira, 28/03, o próprio Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins de Sousa, informou que infelizmente ele foi o único representante açailandense na capacitação, atividade obrigatória para o município, que aderiu ao Selo UNICEF no final de 2013,  no termo de adesão assinado pela Prefeita Gleide Lima Santos e pela então Conselheira Presidenta do COMUCAA, Ivanize Mota Compasso Araújo.

 O motivo do desfalque na delegação de Açailândia teria sido a falta de recursos (não liberação pela Prefeitura, para viabilizar a viagem). E o fato preocupa o Conselheiro Presidente do COMUCAA, órgão que é uma espécie de avalista do Selo UNICEF aqui no município.

Afinal, é o segundo evento do Selo UNICEF neste ano, em São Luís, com a falta do Articulador: o primeiro foi em 11 de fevereiro, na “Apresentação da Metodologia do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016 Amazônia”.

Segundo o Conselheiro Presidente do COMUCAA, o órgão, formulador de políticas públicas e articulador-mobilizador do SGD/Sistema de Garantia de Direitos de Crianças e Adolescentes e da rede de atendimento de direitos, buscará, com a Articulação do Selo, conversar com a Prefeitura e a Secretaria de Assistência Social, no sentido de assegurar as condições e recursos necessários para o bom desenvolvimento do Selo UNICEF, que Açailândia conquistou, na edição passada, 2009-2012, e não se diga que foi uma conquista fácil, mas bastante “suada”.

E tomo a liberdade de publicar mensagem do Conselheiro Presidente do COMUCAA, em postagem no facebook, sobre o assunto. A foto é da comunicação do Selo UNICEF.

Para o Fórum DCA/Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, que reúne as entidades não-governamentais, este começo de Açailândia no Selo UNICEF é preocupante, com o município “perdendo pontos” importantes para a certificação.

************************************************

Açailândia através do Conselho Municipal de Açailândia - COMUCAA, presente mais uma vez no Selo UNICEF Município Aprovado 2013 - 2016. O encontro aconteceu nos dias 25, 26 e 27 em São Luis/MA. Desta vez articuladores, e presidentes dos Conselhos de Direito da Criança e adolescente dos municípios recebendo capacitação para realizar atividades durante esses três anos. Objetivo principal, melhorar os indicadores sociais, na saúde, educação, assistência social, entre outros, e assim garantir a efetivação de politicas publicas de qualidade para crianças e adolescentes dos municípios envolvidos. Infelizmente, não foi possível contar mais uma vez com o nosso articulador, Apostolo Osvaldo Cruz, esperamos que o mesmo possa contar da qui para frente com o apoio do município, pois Açailândia não pode regredir, pois somos referencia na área da infância, não só a nível de estado, mas do Brasil, e acredito que a nossa prefeita Gleide Santos possa dar o apoio necessário, pois Açailândia acredita no seu potencial...

(Por Ismael Martins de Sousa)


  **************************************************