sexta-feira, 28 de março de 2014

MORADOR DE BURITICUPU PARTICIPA DE AUDIÊNCIA EM WASHINGTON (EUA) E DENUNCIA IMPACTOS DA MINERAÇÃO NO MARANHÃO








(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran)



O exemplo do Conselho Tutelar de Buriticupu, deveria servir de exemplo para nosso Conselho Tutelar de Açailândia-MA (CONTUA). Exemplo de parceria, de causa, de “compreensão de causas”, e da compreensão do que seja na verdade uma “audiência” (e  pública).

As ameaças e violações de direitos individuais de Crianças e Adolescentes, suas famílias e comunidades, sobretudo com implicações nos “grandes projetos e no modelo sócio-político- econômico” regional, não têm guarida no órgão zelador desses direitos, conforme o artigo 131 do ECA, a lei federal n.º 8.069/90.

Como comprovações, o quase desinteresse em relação aos chamados casos das CPIs 2003-2004 e 2009-2010, PROVITA, e   relacionados ao fenômeno social aqui chamado “Meninada do Trem”, o absoluto desdém  no combate e na erradicação do trabalho infantil, a indiferença nos casos dos “meninos das muinhas”, do desaparecimento de Crianças e Adolescentes, no destino de adolescentes (e jovens) em conflito com a lei, inclusive egressos(as), e por aí vai.

(Eduardo Hirata)


****************************************************************************

MORADOR DE BURITICUPU PARTICIPA DE AUDIÊNCIA  EM WASHINGTON (EUA) E DENUNCIA IMPSCTOS DA MINERAÇÃO NO MARANHÃO

(Da Rede Justiça nos Trilhos)

Buriticupu - Durante essa sexta-feira (28) um membro do Fórum de Políticas Públicas e Conselheiro Tutelar de Buriticupu estará em Washington (EUA) para defender os direitos das crianças, adolescentes e dos trabalhadores rurais do Maranhão. Alaíde Silva vai representar os moradores do interior do Maranhão que sofrem os impactos decorrentes da mineração.

A audiência acontece a partir das 11h15 (horário de Brasília) e é organizada pela Comissão Interamericana de Direitos Humanos (CIDH) da Organização dos Estados Americanos (OEA) para cobrar do Estado brasileiro sobre as ações de suspensão de segurança na instalação de grandes empreendimentos. Justiça Global, Justiça nos Trilhos, Associação Interamericana para a Defesa do Meio Ambiente (AIDA), International Rivers, Terra de Direitos e Sociedade Paraense de Defesa dos Direitos Humanos compõem o grupo de entidades que solicitaram a realização da audiência.

Na ocasião, as entidades apresentarão uma denúncia de que o Estado brasileiro está violando o direito ao acesso à justiça das pessoas impactadas por grandes projetos de desenvolvimento, ao permitir a suspensão dos efeitos das decisões judiciais contrárias a esses empreendimentos, por meio da "suspensão de segurança".

Os representantes de cada entidade apresentarão oralmente e por escrito casos de grandes hidrelétricas como a UHE Teles Pires (Rio Tapajós) e a UHE Barra Grande (divisa entre Santa Catarina e Rio Grande do Sul) e também o da duplicação da Estrada de Ferro Carajás (EFC), nos estados do Maranhão e Pará. “Em todos esses casos o mesmo instrumento de "suspensão de segurança" - criado durante o regime militar - foi utilizado pelo Estado ou pelas empresas interessadas e é o que está garantindo a continuidade das obras, apesar das ilegalidades já reconhecidas pelo Poder Judiciário”, afirma o advogado da Rede Justiça nos Trilhos, Danilo Chammas.

As obras de duplicação da EFC ficaram paralisadas por ordem judicial entre 30 de julho e 15 de setembro de 2012 e segundo o advogado da Rede Justiça nos Trilhos podem ser paralisadas novamente, a partir dessa audiência. “A Vale, empresa concessionária da ferrovia vem tentando justificar a ilegalidade das licenças e os danos às comunidades e ao meio ambiente com a alegação de que a obra interessa mais ao país do que ao bolso de seus acionistas”, afirma o advogado. Mas as comunidades impactadas seguem pleiteando na Justiça a defesa do meio ambiente e de seus direitos. Há recursos pendentes em Brasília prontos para serem julgados e uma Desembargadora já proferiu voto a favor das comunidades.

A programação da audiência conta de 20 minutos iniciais, para as entidades que estarão acusando o Estado brasileiro. Nesse momento será incluído o testemunho de Alaíde Silva, que estará representando a Rede Justiça nos Trilhos. Ele apresentará os problemas que as comunidades impactadas pela duplicação da Estrada de Ferro Carajás sofrem, como falta de informações sobre o andamento das obras, dificuldade de participação nas audiências públicas realizadas pela empresa Vale S.A., dentre outros.

"Não vamos desistir. Vamos recorrer a todas as instâncias possíveis e ir onde tiver que ir em defesa dos direitos dessas pessoas. Há poucas semanas mais uma criança morreu atropelada pelo trem, dessa vez em Buriticupu. E a Vale, pra fugir da responsabilidade, espalhou na comunidade o boato de que o menino tinha brigado com a mãe e praticado suicídio. A família está duplamente arrasada. Há poucos dias outro trabalhador rural morreu também atropelado pelo trem, em Açailândia. São muitas vidas perdidas em vão. Isso tem que acabar e alguém tem que ser responsabilizado", denuncia Alaíde Silva.

A audiência acontece Washington (EUA) e terá transmissão ao vivo pela internet.

Link para acompanhar a transmissão da audiência (escolher Salón Ruben Darío): http://www.oas.org/es/cidh/default.asp


***********************************************************