terça-feira, 11 de março de 2014

COMUCAA reune “GRUPO DE MONITORAMENTO do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes” definindo nova coordenação e iniciando plano para a “SEMANA DE COMBATE”




(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia – Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran/CDVDH-CB)


Convocado pelo COMUCAA /Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., reuniu-se na manhã desta terça-feira, 11/03, entre 0915 e 1100 horas, o “Grupo de Monitoramento do Plano Municipal de Enfrentamento à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, na sede do Conselho, localizada na Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro.

Na pauta, o “Grupo de Monitoramento”, vinculado ao COMUCAA, tratou e decidiu sobre sua nova coordenação, a Secretaria Municipal de Educação, representada pela Professora Marluce Pacheco de Carvalho, que substituem o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência e sua representante, Angêla Márcia Lima Silva (Assistente Social).

Depois de praticamente três meses da aprovação pelo Conselho, este entregou aos(as) representantes das entidades presentes, cópia impressa do “Plano Municipal de Enfrentamento...), atualizado pelo “Grupo...” em processo   ao longo de 2013.

Em relação ao Plano de Ação 2014, o “Grupo...” decidiu constituir uma comissão organizadora para a “Semana Municipal de Combate à Violência Sexual contra Crianças e Adolescentes”, que acontecerá dos dias 12 a 19 de maio próximo: além da nova Coordenadora do “Grupo...”, sendo que  constituem a comissão Rosaúrea Oliveira Ferraz, do CREAS; Ismael Martins Sousa, Conselheiro Presidente do COMUCAA; Ivanize Mota Compasso, representante da SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, e o Assessor do COMUCAA, Raimundo Rodrigues da Silva. A comissão se reunirá   já nesta sexta-feira, 14, 0900 horas, na sede do Conselho.

O “Grupo...” também decidiu que  sua representante (e de Açailândia) junto ao Comitê Estadual de Enfrentamento, vinculado ao Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente/CEDCA-MA, será a própria Coordenadora, Marluce Pacheco de Carvalho.

E definiu que as reuniões ordinárias serão  nas manhãs da terceira terça-feira do mês. E marcou uma reunião extraordinária para a manhã da próxima terça-feira, 18/03, na sede do CME/Conselho Municipal de Educação, Rua Rio Grande, n.º 750, Centro (Casa dos Conselhos  da área da  educação).

Participaram ainda da reunião do “Grupo ...”, a quarta de 2014, os(as) representantes das entidades:  Ministério Público Estadual/4ª PJA (Ronnedy Santos de Carvalho); Ordem do Advogados do Brasil- Seccional Açailândia (Cynthya Gonçalves Parente Fontenele); Paróquia Santa Luzia/comunidade do Distrito Industrial do Piquiá (Adriana Pedra Moraes Santos).

Lamentou-se a ausência de instituições importantes no enfrentamento à violência sexual, como a Secretaria Municipal de Saúde, e o Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins de Sousa, que conduziu a reunião, anunciou que vinte e cinco (25) instituições foram formalmente convocadas.


·         (Cartaz da Semana de Combate 2011)







********************************************************************