quinta-feira, 12 de novembro de 2015

DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE DE AÇAILÂNDIA-MA: FALTA DE QUÓRUM INVIABILIZA ASSEMBLÉIA DO COMUCAA E PREJUDICA OS PROCESSOS DE ESCOLHA DA REPRESENTAÇÃO DA SOCIEDADE CIVIL AO CONSELHO DOS DIREITOS 2016-2018 E AO CONSELHO TUTELAR 2016-2020








Definitivamente, vai mal o principal órgão do “sgdca/sistema de garantia dos direitos da criança e do adolescente” em Açailândia do Maranhão, o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Efeitos da desastrosa e calamitosa “administração de excelência da prefeita cassada pela Câmara Municipal, Gleide Lima Santos”? Ou do “imbróglio do entra e sai” com o vice e agora prefeito, Jucelino Oliveira?

A verdade é que o COMUCAA, em pleno andamento, e complexo, de dois processos de escolha de conselheiros(as), dos direitos da criança e do adolescente e tutelares, com mudanças significativas no regulamento, até inexistente em relação ao primeiro processo de escolha ; da proximidade da “X Conferência Estadual DCA”, em meados de dezembro, em São Luís; tramitação do projeto de lei da LOA/Lei Orçamentária Anual; dúvidas se o município continua ou não no programa “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016”, ‘desativado’ aqui a um ano; a existência de dois RI/Regimento Interno, sendo que ‘ambos’ são olimpicamente ignorados e desrespeitados; conflito interno e com o Fórum DCA Açailândia sobre a representação do Protagonismo Infanto-Juvenil no Conselho, com ‘interpretações’ várias sobre o artigo 8º, II da Lei Municipal n.º 132/97, que garante assento à representação Adolescente, etc., etc., simplesmente a falta de conselheiros(as) inviabilizou a Assembléia, convocada pela Diretoria para a manhã desta quinta-feira, 12/11, na sede do Conselho, Rua Marly Sarney, nº 1.112, Centro.

Já em segunda chamada, às 0930 horas, não houve  “quórum”. Marcaram presença o Conselheiro Presidente, Manoel Messias Soares Silva; a Conselheira Tesoureira, Ivanize Mota Compasso Araújo; as Conselheiras Gele Maria Santos, Lucyanna de Jesus Carvalho Freitas e o Conselheiro Adolescente Moisés da Cruz Oliveira. Justificaram ausência Dinair Silva Lima (parcialmente) e Francisco Pereira Lima, ambos representantes da sociedade civil. Os(as) cinco Conselheiros(as), inclusive a Conselheira Secretária Maria Cristina Conceição Silva, faltaram sem justificativa.
Não se definiu nova data de assembléia, mas a representação do Fórum DCA, Ivanete da Silva Sousa e este que vos escreve, pediu a máxima brevidade, diante da pauta acumulada e pendente, final de ano e mandato do COMUCAA se aproximando. E que a Diretoria, usando de suas atribuições, advirta os(as) cnselheiros(as) faltosos(as).

Segundo o assessor do COMUCAA, Raimundo Rodrigues da Silva, pelo menos a reunião inicial da Comissão do OCA/Orçamento Criança e Adolescente, com os(as) conselheiros(as)  tutelares escolhidos(as) em 04/10, deverá  acontecer, sob convocação, na próxima terça-feira, 17/11, 0900 horas, na sede do Conselho.
    

*********************************************************************