segunda-feira, 18 de setembro de 2017

“DESAFIO DOS CONSELHOS TUTELARES NO SISTEMA DE GARANTIA DE DIREITOS”: é o tema do “XIX Encontro de Formação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares da Região Sul Tocantina”, dias 20 a 22 de setembro, em Açailândia











(Com informações do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia)


Promovido pela ACECTMA/Associação de Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Estado do Maranhão, acontecerá em Açailândia, dos dias 20 a 22 de setembro,  o “XIX Encontro de Formação de Conselheiros e Ex-Conselheiros da Região Sul Tocantina”. O “XIX Encontro” acontecerá no Salão Paroquial da Igreja São Francisco, Rua Bom Jesus, Centro.

 O tema do evento,  “Desafio dos Conselhos Tutelares no Sistema de Garantia de Direitos”, programada para a manhã do dia 21/09, entre 0830 e 1200 horas, será ministrado, na forma de painel, pelo procurador federal Edson Sêda, um dos relatores do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente.

Ainda na programação, apresentações da Comissão Juvenil do Fórum Dca (Direitos da Criança e do Adolescente) Açailândia, e o painel “A nova metodologia que a lie n.º 13.431/2017 estabelece e o papel dos municípios na implementação do sgdca/sistema de garantia de direitos de Crianças e Adolescentes, vítimas ou testemunhas de violência”, ainda no dia 21/09.

No dia 22/09, estão previstas a apresentação do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente,  “A importância do FIA/Fundo para a Infância e a Adolescência nas leis orçamentárias LDO,LOA e PPA e a experiência de Açailândia, e a eleição da coordenação da Região Sul Tocantina da ACECTMA e dos Delegados ao VII Congresso Nacional  de Conselhos Tutelares.

Também deverão participar do “XIX Encontro”, representantes de cmdca/conselhos municipais dos direitos de Crianças e Adolescentes,bem como outros conselhos de direitos e de políticas públicas.


********************************************************************