sexta-feira, 22 de setembro de 2017

“DIA NACIONAL DE LUTA DAS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA” é comemorado em Açailândia-MA. Prefeitura em TAC com o MPMA finalmente se compromete com a acessibilidade em seus prédios








Aconteceu ontem pela manhã, na Câmara Municipal de Açailândia, evento comemorativo ao “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”, promovido pela 3ª Promotoria de Justiça da Comarca, que tem como titular a Promotora de Justiça Samira Merces dos Santos.

A assinatura de um TAC/Termo de Compromisso de Ajustamento de Conduta entre a 3ª Promotoria de Justiça de Açailândia e o Prefeito Jucelino Oliveira foi o momento significativo do dia. Nele, o Prefeito se comprometeu, num prazo de dois anos, a tornar plenamente acessíveis, conforme a lei, os prédios públicos municipais.

O prefeito ainda se referiu à questão do transporte público, e o direito à gratuidade às pessoas com deficiência,  com o embate táxis-lotação x empresa de ônibus, e ao terreno para a construção da sede da APAE/Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais.

A psicopedagoga Ivanilde Sobral, do Departamento de Educação Especial da Secretaria Municipal de Educação, proferiu uma palestra, ressaltando a importância do “Dia Nacional de Luta das Pessoas com Deficiência”.

Lideranças do “Movimento dos Direitos da Pessoa com Deficiência” se manifestaram, entre elas,  Ana Hélia Santos Soares, do COMDIPE/Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência, e João Luís Soares, do Fórum Regional das Entidades de Pessoas com Deficiência e Patologia Sul Maranhense.

Entre as participações no evento, tivemos Maria do Socorro Gomes, presidenta do CMAS/Conselho Municipal de Assistência Social; Rosilda Pereira, da AEEA/Associação dos Estudantes Especiais; Lindomar Vieira Silva, da ASA/Associação dos Surdos de Açailândia; Francieudes Gomes, da ADEFIA/Associação dos Deficientes Físicos de Açailândia; José Vagner Mesquita Mendes, do CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos; Sabryna Brito Alves,  da OAB/Ordem dos Advogados do Brasil, local;  Maria Cristina Conceição, da APAE.

Entre outras autoridades, tivemos o presidente da Câmara de Vereadores, Josibeliano Chagas Farias; o vereador Irmão Jorge; o procurador do município,  Saulo Vieira; as Secretárias Municipais de Educação, Maria Luisa Vieira Oliveira e da Saúde. Kerly Rodrigues Cardoso; o Secretário de Esportes e Juventude, Glen Hilton Soares Pereira, o Promotor de Justiça da Infância e da Juventude, Gleudson Malheiros Guimarães.


(Fotos: Ana Hélia Soares, isinaldo Lopes e  blog Maicon Sousa)

*******************************************************