quarta-feira, 2 de outubro de 2013

AUDIÊNCIAS PÚBLICAS "RREO" E "LEI MUNICIPAL 245/2013"





AUDIÊNCIA PÚBLICA DE APRESENTAÇÃO DOS ‘RELATÓRIOS DE GESTÃO FISCAL DO 2º QUADRIMESTRE 2013’ DA PREFEITURA MUNICIPAL DE AÇAILÂNDIA-MA



Na noite da segunda-feira que passou, 30/09/2013, no auditório da Câmara Municipal de Açailândia-MA., aconteceu a Audiência Pública acima titulada.

Com  introdução da Prefeita Gleide Lima Santos, foi apresentada pelo Controlador Geral do Município, Pedro Rocha Dantas Neto.

Ele falou sobre a Lei Complementar n.º 101/2000 – a famosa “Lei da Responsabilidade Fiscal”- , o ciclo orçamentário – PPA, LDO, LOA – e sobre alguns itens da execução orçamentária municipal deste ano 2013, nestes primeiros oito meses – janeiro a agosto: - receita cerca de dez por cento (10%) abaixo da prevista, FUNDEB 60 e Saúde pouco acima dos percentuais legais...

No entanto, para frustação dos poucos representantes de Conselhos de Políticas Públicas e da “sociedade civil organizada” presentes, os “Relatórios Fiscais” (RREO- Relatórios Resumidos de Execucão Orçamentária) não foram apresentados, por problemas na exibição (data-show).

Também pouquíssimos membros do Parlamento Mirim presentes: as vereadoras Fátima Camelo e Lenilda Leandro Costa, Presidente da Câmara, os vereadores Francisco Sousa, o “Canela” e “Professor Pedro”

O Controlador do Município, ao final, comunicou que os “RREO” estão disponíveis a qualquer entidade ou cidadão(ã), E que o PPA já tramita na Câmara Municipal (a LDO foi aprovada no primeiro semestre) e a que a Prefeitura, neste final de setembro, já encaminhou o projeto de lei da LOA 2014.

O convite para a Audiência Pública   foi o abaixo:

 

                           GABINETE DA PREFEITA         
                                    
                   EDITAL DE CONVOCAÇÃO No.002/2013

Convocação para a audiência Pública, para apresentação dos Relatórios de Gestão Fiscal do 2º. Quadrimestre 2013.

A Prefeitura Municipal de Açailândia – MA, através do Chefe do Poder Executivo, prefeita Gleide Lima Santos, no uso de suas atribuições legais, tem a honra de convidar toda a população de Açailândia para participar da AUDIÊNCIA PÚBLICA que se realizará no dia 30/09/13, (HOJE), ás 19h30, no plenário da Câmara Municipal de Açailândia, em cumprimento ao art. 9º, parágrafo 4º, da Lei Complementar 101/2000, Lei de Responsabilidade Fiscal, cuja pauta terá o objetivo específico de:

I – apresentação do Relatório da Gestão Fiscal do segundo quadrimestre de 2013.

Contando com a presença de todos antecipa os agradecimentos.


                                     Açailândia – MA – 23 de setembro de 2013
                                     
                                             Gleide Lima Santos
                                      Prefeita de Açailândia – MA.

****************************************************************************

            AUDIÊNCIA PÚBLICA “LEI MUNICIPAL n.º 245/2005”

Realizada na noite de terça-feira, 1º/10/2013, entre 1930 e 2225 horas, na Câmara de Vereadores a “Audiência Pública sobre a Lei Municipal nº 245/2005” ( que dispõe sobre horário de funcionamento de bares e outros estabelecimentos de lazer e entretenimento).

Idealizada pelo Vereador “Professor Pedro”, a Audiência Pública contemplou a quem participou (ao contrário da Audiência Pública da noite anterior, na mesma Câmara Municipal, sobre os “Relatórios da Gestão Fiscal da Prefeitura, 2º Quadrimestre 2013”).

Enquanto representantes dos segmentos de bares e de promoção de festas/”shows” - (Leni, Alex, Iuri, entre outros/as) – reinvidicavam estender em uma hora e meia o horário previsto em lei (meia noite, nos “dias de semana” e duas horas, nas madrugadas de finais de semanais), além de condições especiais para os “grandes shows”, o Delegado Regional de Polícia Cívil, Vital Rodrigues, o Major PM Eurico Alves da Silva Filho e o Promotor de Justiça Leonardo Tupinambá enfatizaram a questão legal, e que a lei municipal “não era tão ruim assim...”.

O Delegado Regional e o Major Comandante deixaram claro que “álcool é droga sim” e que “álcool mais que o crack é o problema hoje em Açailândia”.  

Proposta pelo Promotor de Justiça, a Audiência Pública da “Lei Municipal n.º 245/2013”  também passou a contemplar a “Lei do Silêncio” (Lei Municipal n.º 320/2009).

O representante da Igreja Assembléia de Deus (e das igrejas evangélicas), como o representante dos “grandes shows”, també, reinvidicou uma atenção diferenciada, em relação ao som, para as igrejas, considerando “injusta” uma ação contra uma igreja por esta questão.

A Presidenta do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanize Mota Compasso Araújo, apelou à representação dos bares que não vendam bebidas alcoólicas a Crianças e Adolescentes, e à promotores(as) de festas e “shows”, que não deixem Crianças e Adolescentes permanecerem fora dos horários previstos em lei.

A Coordenadora do CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, Conselheira Tutelar Lucinete Freitas de Aguiar, tratou dos artigos 243 (venda ou fornecimento gratuito a Criança e a Adolescente, de substâncias que possam causar dependência física ou psíquica)  e 252 (estabelecimentos de diversão e espetáculos afixarem informações destacadas)  do ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente.

O Secretário Municipal do Meio Ambiente, Leonardo Queiróz, disse das dificuldades em cumprir com a fiscalização sonora, pois só dispões de dois fiscais.  

Além do “Professor Pedro”, destaques para as falas das Vereadores Fátima Camelo e Lenilda Leandro e dos Vereadores Bento “Camarão” e Paulo “Canarana”.

O representante da sociedade civil organizada, Irmão Antonio Soffientini, da Paróquia Santa Luzia do Pequiá, ao apresentar as propostas, as resumiu, reforçando o que havia sido defendido pelo Promotor de Justiça, o Delegado Regional e o Major Comandante: “ regulamentar as leis municipais n.ºs 245/2005 e 320/2009, e aplicá-las, fazê-las cumprir”.