sábado, 12 de outubro de 2013

SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA: AÇAILÂNDIA EM BUSCA DE SUA SEGUNDA CERTIFICAÇÃO!



SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016 AMAZÔNIA:
AÇAILÂNDIA EM BUSCA DE SUA SEGUNDA CERTIFICAÇÃO!

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

A Conselheira Presidenta do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., confirmou na manhã desta sexta-feira, 11/10, que Açailândia participará do “Selo UNICEF Edição 2013-2016”.
A Prefeita Municipal Gleide Lima Santos, segundo a Conselheira Presidenta do COMUCAA, estará representada, em solenidade de lançamento do “Selo UNICEF Edição 2013-2016” para os municípios maranhenses. Quem representará o COMUCAA na solenidade prevista para a tarde – 1600 horas, da próxima quarta-feira, 16/10, na Associação Comercial do Maranhão, é a Conselheira Secretária Maria Cristina da Conceição Silva.
O município de Açailândia foi certificado com o “Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2009-2012 Amazônia”, em solenidades em novembro e dezembro de 2012, em Brasília-DF e São Luís, respectivamente.
 Açailândia recebeu o certificado UNICEF, com delegações formadas com os ex- Prefeito Ildemar Gonçalves dos Santos e Vice-Prefeito Antonio Erismar de Castro; o ex- Conselheiro Presidente do COMUCAA, Orlando Pereira Monteiro; a então Articuladora Lucinete Freitas de Aguiar, agora Conselheira Tutelar; e os adolescentes do Comitê Municipal Pró-Selo, Érica Martins, Jaqueline Brito e José Rai Conceição Silva.  
A seguir, os convites do representante do UNICEF no Brasil, e do UNICEF-Maranhão e governo estadual, para adesão ao Selo UNICEF 2013-2016, e para o lançamento aqui em nosso Estado.
                                                                   “4 de outubro de 2013
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Prefeito (a),
Com muita satisfação, vimos  saudar  Vossa Excelência  e  informar que  o  Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013-2016  está  chegando  aos municípios da  Amazônia Legal brasileira.
Por isso,  estamos convidando seu município a  participar dessa iniciativa em favor dos direitos das crianças e dos adolescentes.
O objetivo é fortalecer a gestão local  na implementação das políticas públicas,  desenvolver capacidades  de diferentes atores sociais do município,  promover a mobilização  social,  incentivando-os  a conhecer, avaliar e  monitorar  os indicadores sociais relacionados à infância e à adolescência para melhorá-los.


Além disso, tem o objetivo de  apoiar o município para desenvolver  estratégias específicas  de inclusão de indígenas, quilombolas, ribeirinhos e todas as crianças e adolescentes que compõem a imensa diversidade cultural da região.  Acreditamos que,  quando os direitos da criança e do adolescente são garantidos, a comunidade desenvolve-se e todo o município sai ganhando.
O Selo UNICEF Município Aprovado é uma ação estratégica do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) articulada com a Agenda Criança Amazônia, para mobilizar o Governo Federal, os Estados, os municípios,  a sociedade civil  e o setor privado  em torno dos direitos das crianças e  dos adolescentes da Amazônia Legal.
A iniciativa  já demonstrou que contribui efetivamente para o Brasil alcançar os Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM) e reduzir disparidades regionais.  Nesta  edição, irá também contribuir com as Metas Pós 2015.
São convidados a participar da  2ª Edição do Selo  UNICEF  todos os municípios da  Amazônia Legal brasileira, composta pelos estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima  e  Tocantins,  que queiram participar deste amplo processo de redução das desigualdades sociais, especialmente as que afetam os direitos de crianças e adolescentes.
De 2013-2016, vamos ter  encontros de capacitação, propor atividades de participação social, além de monitorar e avaliar um conjunto de indicadores de impacto social e gestão de políticas públicas. No final desse processo, os municípios que apresentarem  os melhores resultados  serão reconhecidos com uma certificação internacional pelo UNICEF.
Anexo a esta carta,  o (a) Senhor (a) está recebendo o Termo de Adesão  e o Regulamento  do Selo UNICEF. A inscrição  poderá  ser feita até o dia  08  de  novembro  de 2013, pelo  (a)  Senhor  (a), na condição de Prefeito  (a)  Municipal.
 O UNICEF recomenda que o documento também seja assinado pelo  (a)  Presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).
 Os documentos também estão disponíveis em www.selounicef.org.br.
É importante ressaltar que, ao inscrever o seu município, será necessário indicar, no Termo de Adesão, uma pessoa para ser o(a) Articulador(a) do Selo UNICEF.
Este(a) técnico(a) será o(a) principal interlocutor(a) do município na relação com o UNICEF.
Estamos certos de que o compromisso e os esforços do seu município serão reconhecidos.
Desde já, o UNICEF deseja muito sucesso à sua gestão.
Atenciosamente, Gary Stahl
Representante do UNICEF no Brasil “
****************

                                                            “ CONVITE
O Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) e o Governo do Estado do Maranhão têm o prazer de convidar Vossa Excelência para participar da Solenidade de lançamento do Selo UNICEF Município Aprovado Edição 2013 - 2016, bem como da assinatura do Termo de Compromisso de Construção e Consolidação da Agenda Criança Amazônia, um  pacto pela infância na Amazônia Legal brasileira, no próximo dia 16 de outubro, em São Luis.
Contamos com Vossa presença.
                                                      Todos juntos pelas crianças e adolescentes!

Solenidade de lançamento do Selo UNICEF Município Aprovado
Data: 16 de outubro de 2013
Local: Associação Comercial do Maranhão  Hora: 16 horas ”
******************************************************