segunda-feira, 21 de outubro de 2013

GOVERNOS DO ESTADO DO MARANHÃO E DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA DESVALORIZAM CONSELHOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE





GOVERNOS DO ESTADO DO MARANHÃO E DO MUNICÍPIO DE AÇAILÂNDIA  DESVALORIZAM CONSELHOS DOS DIREITOS DA CRIANÇA E DO ADOLESCENTE

(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA)

Nota emitida e assinada pelas Conselheiras Presidenta Maria Ribeiro da Conceição e Vice-Presidenta Anailde Everton Serra, do CEDCA-MA/Conselho Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente do Maranhão, dá conta do adiamento de uma visita do Conselho à Açailandia, marcada para quarta-feira, dia 23/10.
   
Conforme a nota do CEDCA-MA, o motivo do adiamento da visita foi a não garantia/condições adequadas de deslocamento dos(as) Conselheiros(as) Estaduais, por parte do governo do Maranhão, responsável pelo funcionamento e manutenção das atividades do órgão.

A visita, requerida pelo Fórum DCA Açailândia e Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, tinha objetivo de reunir com famílias e serviços-órgãos de atendimento dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia, para atualizar, avaliar e buscar encaminhamentos para várias situações pendentes, de violações de Direitos, como, entre outras, as do menino desaparecido ELSON, dos adolescentes e jovens assassinados cumprindo medidas sócioeducativas na FUNAC, os casos “CPI 2003-04 e 2009-10”, e de acolhimentos institucional e familiar, adoção e guarda, relacionados à Casa Abrigo e à Casa Lar.

O Fórum DCA Açailândia lamenta o adiamento da visita, que deverá ocorrer ainda este ano, ao mesmo tempo que repudia a desvalorização e as dificuldades que o governo estadual impõe ao funcionamento pleno do CEDCA-MA.

Mas conta que  o COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente e o CONTUA/Conselho Tutelar, com o CREAS/Centro de Referência Especializado de Assistência Social, mantenham, ampliem e intensifiquem as atividades da “força-tarefa”,  constituída a cerca de dois meses atrás, com o objetivo de atualizar as situações pendentes de ameaças e violações continuadas de Direitos, colocadas pelo Fórum DCA, famílias e comunidades, que seriam a pauta da visita/reunião do CEDCA-MA.

Com o adiamento da visita do CEDCA-MA a Açailândia, evidencia-se o descaso do governo Roseana Sarney com os conselhos estaduais e o “controle social”, visto que a maioria desses conselhos padecem das mesmas dificuldades para funcionar e cumprir com suas atribuições.


O CEDCA-MA, em especial, luta a mais de um ano por uma sede decente (a atual, na Rua da Palma, n.º 019, Centro Histórico, é insalubre e insegura, condenada pela Defesa Civil...), por uma equipe técnica-administrativa e por melhores condições e mais recursos para que cumpra com dignidade e eficiência seu papel institucional.

Aqui em Açailândia, um repeteco do que acontece no Estado. A maioria dos conselhos municipais “funciona” com o mínimo dos mínimos indispensáveis para um funcionamento com certa qualidade, sem recursos materiais, equipamentos, recursos humanos...

Na política municipal de assistência social, por exemplo, com a existência de seis conselhos, a Prefeitura só disponibiliza um único assessor técnico para todos eles...

O COMUCAA, antes tido como modelo e exemplo para todo o Estado, vive uma “crise interna”, com reflexos passados no processo de escolha do Conselho Tutelar 2013-2015; nos casos envolvendo o conselheiro tutelar Glen Hilton, entre final de junho e que ainda perdura, e outros,  e além disso, pela terceira vez no ano, teve cortado telefone e internet, e o repasse do FPM ao FIA/Fundo Municipal para a Infância e Adolescência- gerido pelo Conselho, obrigatório conforme o ECA, artigo 88, e a Lei Municipal n.º 136°/97, atrasa sistematicamente.