segunda-feira, 7 de outubro de 2013

REATIVAÇÃO DO COMITÊ PRÓ-SELO UNICEF , SEMANA DO BEBÊ, PRESTAÇÃO DE CONTAS E POSSE DA NOVA MESA DIRETORA DO CONSELHO DE EDUCAÇÃO NA PAUTA DESTA SEGUNDA-FEIRA 07/10/2013




(Informe da Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia)

O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., realiza na manhã desta segunda-feira, 07/10/2013, a partir das 0900 horas, em sua sede, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro, reunião com a pauta: * “Reativação do Comitê do Selo UNICEF e escolha da sua  Coordenação”  e * “Planejamento para a ‘Semana do Bebê 2013’ “.

São convidados(as)  representantes das Secretarias Municipais de Assistência Social, Educação e Saúde, de seus programas e serviços mais diretamente relacionados à política de atendimento  dos Direitos da Criança (CRAS, CREAS, Programas de Saúde da Criança- Gestante-Planejamento Familiar, etc) e de outras instituições do SGD/Sistema de Garantia de Direitos (Conselho Tutelar, Ministério Público, Defensoria Pública, Judiciário, associações comunitárias e de moradores, movimentos e organizações de igrejas, etc) e da rede de atendimento.

Em relação ao “Selo UNICEF”, sempre bom (re)lembrar que nossa Açailândia foi certificada em dezembro de 2012, como “Município Aprovado Edição 2009-2013 Amazônia” pelo UNICEF/Fundo das Nações Unidas para a Infância, e que temos muitos e variados compromissos como consequência, e atividades estão em andamento, como a de “Protagonismo Infanto-Juvenil”, pela Secretaria Municipal de Educação.

Já a “Semana do Bebê”, outro compromisso de realização anual assumido pelo Município, teve sua primeira edição em novembro de 2011, não aconteceu em 2012 e deverá ser realizada em 2013. A “Semana do Bebê” deverá ainda compor o calendário oficial anual de Açailândia, em lei municipal.

A tarde, a partir das 1430 horas, programada a reunião de “Prestação de Contas e a Posse da nova Mesa Diretora do CME/Conselho Municipal de Educação”. O evento acontecerá na sede do CME, Rua Rio Grande do Norte, n.º 750 C, Centro.

A Professora Maria Julia Martins de Brito, que presidiu o CME nos últimos dois anos, passa o cargo à Professora MIlcilene de Araújo Oliveira.


O CME, ao lado do “Conselho do FUNDEB”, é um dos mais importantes Conselhos Municipais, responsável direto pelo acompanhamento, proposição, monitoramento, fiscalização e avaliação da política pública educacional e da aplicação de recursos. A Educação, conforme a “Emenda Calmon”, da Constituição Federal, é contemplada obrigatoriamente com no mínimo 25% - vinte e cinco  por cento – do Orçamento Municipal, e os Conselhos tem o dever de exercer o chamado “Controle Social” desta política e destes recursos públicos.