terça-feira, 9 de setembro de 2014

Brasil é sexto no ranking da violência contra crianças e adolescentes








(Publicado no “Portal da ANDI”, 08/09/2014)


O Brasil é um dos líderes mundiais na violência contra crianças e adolescentes.

Segundo relatório do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) divulgado na noite de quinta-feira (4), o País é o vice-campeão global no número de homicídios de jovens de zero a 19 anos, com mais de 11 mil mortes em 2012 - atrás apenas da Nigéria, com cerca de 13 mil.

 E tem a sexta maior taxa de incidência deste tipo de crime sobre esta população, 17 a cada 100 mil habitantes da faixa etária, num ranking que é liderado na maioria por nações atingidas por conflitos de gangues armadas e guerras civis, como El Salvador (27 a cada 100 mil) e Guatemala (22), seguidas de Venezuela (20), Haiti (19) e Lesoto (18).

 De acordo com o Unicef, ao todo aproximadamente 95 mil crianças e adolescentes foram vítimas de assassinatos ao redor do mundo só em 2012, a maior parte, 90%, em países de renda média e baixa, especialmente na América Latina, Caribe e África.



E aqui em nosso Maranhão, e em nossa Açailândia, como anda o “ranking da violência” contra Crianças, Adolescentes e Jovens?

No Estado em que o ”sistema de atendimento socioeducativo” encontra-se em bancarrota a alguns anos, a exemplo do “sistema prisional”, e em que as “políticas e ações sociais” de prevenção e combate às situações de conflito com a lei que envolvam Crianças, Adolescentes e Jovens, são absolutamente inócuas, não é à tôa o crescimento vertiginoso da violência, constatado pelo “Mapa da Violência 2014”.

Ao mesmo tempo que a sociedade brasileira, em sua maioria, quer a redução da maioridade penal, pisoteia o ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente, Lei Federal n.º 8.069/90, que aos 24 anos de existência, desconhece sequer sua parcial implementação.

Com a realidade das drogas aliada á criminalidade, cada vez mais Crianças, Adolescentes e Jovens são aliciadas, cooptadas, pela bandidagem, diante da inércia, do descaso e da omissão do Estado/governos e sociedade, cuja cultura é apenas a da repressão e da punição.

Nesta quarta-feira, 10/09/2014, aqui em Açailândia do Maranhão, tem audiência pública de “prestação de contas”, dos últimos dois anos, do Conselho Tutelar, órgão público municipal “porta de entrada e ponta de lança” no combate às ameaças e violência, inclusive as de autoria suspeita ou comprovada de Crianças e Adolescentes.

Boa oportunidade para se conhecer, discutir e propor encaminhamentos para esta realidade que envergonha a nação, a da violência absurda que vivemos!




(Secretaria Executiva do Fórum DCA Açailândia - Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carme Bascarán)



*******************************************************************