sexta-feira, 12 de setembro de 2014

(Desabafo do Conselheiro Tutelar Jhonatan Soares,São Luís-MA, após ler no ‘blog jorgearagão’) “ SOBRE A ATUAL VERGONHA DE SER CONSELHEIRO TUTELAR”









“ SOBRE A ATUAL VERGONHA DE SER CONSELHEIRO TUTELAR”


Conselheiros – A apresentadora Paulinha Lobão, esposa do candidato Lobão Filho participou de reunião na quarta-feira (10), com conselheiros tutelares e lideranças comunitárias na sede do Comitê da Mulher, no Calhau.

Durante o encontro os conselheiros tutelares demonstraram apoio à candidatura de Lobão Filho, e destacaram a importância do olhar atento para a criação de políticas públicas voltadas a proteção de crianças e adolescentes.

“Para nós é de extrema importância o compromisso de Lobão Filho representado aqui por sua esposa Paulinha. Pela primeira vez temos a atenção de um futuro gestor”, disse a Conselheira Tutelar, Lourdes França, da área Centro.

Luziano Campos que representa o Conselho da área Itaqui Bacanga, reafirmou o compromisso da entidade em lutar ao lado de Lobão Filho por um Estado que caminhe Pra Frente.

Em resposta a manifestação de apoio, Paulinha Lobão reiterou, “vocês podem ter certeza que poderão contar com um governo presente, e uma primeira dama que vai olhar e lutar por cada um com amor e respeito”.

Dos 35 conselheiros tutelares de São Luís cerca de 22 já manifestaram apoio entregando um protocolo de intenções como demonstração de confiança no projeto de governo de Lobão Filho.

...

Até! Axé!
"O meu pedido é que me conceda a vida, e o meu desejo é a vida do meu povo." (Ester 7, 3)
Jhonatan Soares
Conselheiro Tutelar # Pastoral da Juventude # Fundação Justiça e Paz se Abraçarão

...


(Meu comentário:


Conselhos Tutelares, Conselheir@s Tutelares em pauta e na moda!

No começo do mês em Brasília, uma “Oficina sobre o Processo de Escolha Nacional Unificado d@s Conselheir@s Tutelares de 04 de outubro de 2015”! Aqui em Açailândia do Maranhão, na  manhã do mesmo dia 10/09, o Conselho Tutelar/CONTUA realizou audiência pública, ‘prestando contas’ de sua atuação entre junho de 2012 e julho de 2014, mas deixou a desejar! E a Associação dos Conselheiros e Ex-Conselheiros Tutelares do Maranhão/ACECTMA, Coordenação Regional do Sul Maranhense, reunindo-se também em Açailândia, preparando seu XVII Encontro Regional de Conselhos Tutelares!

Mas infelizmente, assinando embaixo o desabafo do Conselheiro Tutelar Jhonatan Soares, boa parte d@s Conselheir@s Tutelares não estão nem aí pro seu compromisso maior de zelar pelos Direitos de Crianças e Adolescentes de seu município, de sua região administrativa!

O ECA/Estatuto da Criança e do Adolescente e a Resolução do CONANDA/Conselho Nacional dos Direitos da Criança e do Adolescente n.º 139/2010, que estabelece os parâmetros de funcionamento e atuação do Conselho Tutelar, determinam o regime integral e a exclusividade da função, aliada ao atendimento ininterrupto da população (Crainças, Adolescentes, Pais/responsáveis, comunidade), seja na jornada semanal “normal” de trabalho como em plantões.

Ou seja, em São Luis, Conselheir@s Tutelares deixaram de cumprir sua função de atender, e outras atribuições, para uma “agenda politiqueira”, o que também é vedado pela Resolução do CONANDA.

Aliás, ano passado os Conselheir@s Tutelares de São Luís, aliando-se a muit@s de outros municípios maranhenses, também sem envolveram em “politicagem em beneficio próprio”, ao tentarem aprovar leis que prorrogavam seus mandatos até 09 de janeiro de 2016, data marcada para a primeira  posse nacional unificada dos Conselhos Tutelares. Em São Luis, até conseguiram aprovar na Câmara, mas no âmbito estadual, o projeto de lei da deputada estadual Valéria Macedo foi vetado pela governadora Roseana Sarney, com parecer da Procuradoria Geral de Justiça.

 É, caro Jhonatan, boa parte d@s Conselheir@s Tutelares são de envergonhar, contribuindo para a rejeição popular ao ECA!

E como será daqui a pouquinho mais de  um ano,  04 – quatro de outubro de 2015-, quando o eleitorado de cada município, ou região administrativa municipal, escolherá pelo voto facultativo, direto e secreto? Com toda esta politicalha preparatória, com este toma lá (te dou apoio hoje) dá cá (você me paga amanhã...).

Eduardo Hirata


*********************************************************************