terça-feira, 23 de setembro de 2014

• FÓRUM DCA AÇAILÂNDIA e o “PLANO DE AÇÃO” do programa “SELO UNICEF MUNICÍPIO APROVADO EDIÇÃO 2013-2016”

·        








Açailândia foi município certificado, na edição 2009-2012 do “Selo UNICEF Município Aprovado”. E aderiu à atual edição 2013-2016, no final Gleide 2013, através da Prefeita Gleide Santos e da então Conselheira Presidenta do COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente, Ivanize Mota Araújo, e tem como Articulador o Apostolo Osvaldo Cruz Costa, indicado pela gestora municipal.

 Após dois  eventos de formação, no início do ano em São Luís, o “Selo...” realizou o “I Fórum Comunitário”, a mais de cem dias, no começo de junho, que entre outros objetivos, deveria ter produzido o “Plano de Ação do Selo UNICEF”. ...”. E de acordo com as orientações e recomendações do UNICEF, o “Plano de Ação...”, deve ser apresentado à sociedade, em audiência pública, na Câmara Municipal.

 Há quarenta dias – 08 de agosto-, enfim constituiu sua “Comissão Intersetorial pelos Direitos da Criança e do Adolescente”, e a primeira tarefa foi justamente finalizar o “Plano de Ação...”, com base nas conclusões do “I Fórum Comunitário...”.

No entanto, até o momento, o “Plano de Ação do Selo UNICEF” não foi finalizado, pois depende de respostas das Secretarias Municipais de Educação e de Saúde, que já foram várias vezes solicitadas, conforme o Articulador do Selo UNICEF, Apóstolo Osvaldo Cruz Costa.

Sobre o assunto, o Fórum dos Direitos da Criança e do Adolescente/Fórum DCA Açailândia, através da Secretaria Executiva, exercida pelo CDVDH-CB/Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascaran, vem buscando junto ao COMUCAA e a Articulação do Selo UNICEF, a conclusão desse Plano.

Segundo o Apóstolo Osvaldo Cruz Costa, Articulador local do Selo UNICEF, uma reunião com a prefeita Gleide Santos está marcada para a segunda-feira, com a participação do Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins Sousa, e a proposta é a realização de um seminário, onde se finalizaria o “Plano de Ação”.

Assim, a audiência pública de apresentação do Plano deve acontecer no mês de outubro, e ainda se realizaria a “III Semana do Bebê” em novembro.


*******************************************************