quarta-feira, 1 de outubro de 2014

• Elaboração do “Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos de Crianças e Adolescentes 2015-2024 de Açailândia-MA”: terceira e frustrante reunião.







 O COMUCAA/Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente de Açailândia-MA., convocou para a manhã da terça-feira, 30/09, em sua sede, Rua Marly Sarney, n.º 1.112, Centro, e pela terceira vez em um mês, a “Comissão de Estudos e Elaboração do Plano Municipal Decenal de Direitos Humanos de CrIanças e Adolescentes 2015-2024”. 

E pela terceira vez, foi uma reunião frustrante, que não atingiu seus objetivos, que era a escolha da Presidência e da Relatoria da Comissão, bem como a distribuição d@s representantes das diversas entidades nos eixos e temas do “Plano”.

 A ausência de instituições, fundamentais não só para a elaboração como para  a implementação do Plano, como o CREAS/Centro de Referência de Assistência Social, assim como a própria SEMAS/Secretaria Municipal de Assistência Social, “travou” a pauta da reunião. 

Para não se “perder” totalmente a reunião, @s participantes acordaram que a prioridade e primazia será dada ao “Plano Decenal de Atendimento Sócio-Atendimento”, atendendo-se a “Lei do Sinase – Lei Federal n.º 12.594/2012”, com prazo até dezembro deste 2014. E concordaram que caberá às instituições CONTUA/Conselho Tutelar de Açailândia, CREAS, Defensoria Pública Estadual, Judiciário, Ministério Público Estadual, OAB/Ordem dos Advogados do Brasil ee Policias Civil e Militar. 

A Presidência deverá ficar com representante do Poder Público, e a Relatoria, por proposição do Conselheiro Tutelar Antonio Silvestre Marques de Sousa, com representante da sociedade civil organizada, e amb@s deverão ter certa disponibilidade. O COMUCAA verá com a SEMAS/CREAS e o Fórum DCA Açailândia sobre como fica a Presidência e a Relatoria, apresentando para homologação na próxima reunião da Comissão, acertada para a manhã, 0900 horas, do dia 14/10, na sede do CREAS, Avenida Dorgival Pinheiro de Sousa, em frente a Loja Maçonica Heitor Aquino.

 Foram discutidas as atualizações dos Planos Municipais DCA/dos Direitos da Criança e do Adolescente vigentes (Enfrentamento à Violência Sexual, Erradicação do Trabalho Infantil, Convivência Familiar e Comunitária) e a elaboração de outros, como o da “Primeira Infância e de Ação do Selo UNICEF 2014-2016”, sob responsabilidade do “Selo UNICEF” local, sendo articulados e consolidados no “Plano Municipal Decenal”.

 Participaram da reunião  o Conselheiro Presidente do COMUCAA, Ismael Martins de Sousa, a Conselheira Gele Maria de Sousa Santos e o Assessor Raimundo Rodrigues da Silva, e @s representantes da Secretaria Municipal de Cultura (Yuri de Souza Lima), do Fórum DCA Açailândia-Centro de Defesa da Vida e dos Direitos Humanos Carmen Bascáran (Maria Aparecida Moreira da Costa), CONTUA (Antonio Silvestre Marque de Sousa), Benilde Lusquinho Morais (Conselho Municipal de Saúde/CMSA), Wellintina Luzia de Oliveira Morais (Secretaria Municipal de Educação), Ineida Rodrigues Costa (OAB), Genisvaldo Cardoso de Abreu (SEMUS/Secretaria Municipal de Saúde), Francisca Alves de Sousa e Lucianna de Jesus Carvalho Freitas (Conselho Municipal de Assistência Social/CMAS).       


**********************************************************************************************************************************************************